A queda das calotas na viagem: o que significa?

A queda das calotas na viagem de fim de ano: o que significa?

A queda das calotas é algo extremamente comum e que acontece principalmente nas serras mais extensas e/ou de estradas mais íngremes.

Se você tem o costume de reunir a família e viajar para a praia no final do ano, já deve ter notado a quantidade de calotas que aparecem pelas estradas das serras.

Mas você já se perguntou o porquê de tantos carros deixarem suas calotas pelo meio do caminho?

Pois bem, saiba que a queda das calotas em si não necessariamente gera um grande prejuízo para o proprietário do veículo, mas pode indicar outros problemas maiores.

Neste texto, portanto, falamos um pouco mais sobre os problemas que geram a queda das calotas e o perigo que isso pode mostrar. Confira!

O porquê da queda das calotas em serras

Quem já teve que passar por uma serra durante uma viagem de carro muito provavelmente sabe as dificuldades desse tipo de trajeto.

Dependendo da inclinação das estradas encaradas, muitos componentes do veículo utilizado acabam sendo demasiadamente exigidos.

Caso você esteja subindo, por exemplo, a embreagem é muito utilizada. Como ela é a responsável pela partida do carro, subidas muito complexas fazem com que ela possa ser sobrecarregada.

Até por conta disso, é bem comum sentir um cheiro desagradável nesses trajetos. Uma espécie de odor de alguma coisa queimando.

Esse cheiro é consequência direta do superaquecimento da embreagem, por conta desse grande esforço para subir a serra.

Em caso de descida, por outro lado, outro componente crucial é que acaba sendo sobrecarregado: os freios.

Da mesma forma que a embreagem, os freios, quando utilizados em excesso, podem aquecer acima do normal.

E é justamente esse aquecimento que faz com que as calotas se desprendam das rodas e fiquem pelo caminho.

É por isso que as serras acabam sendo “cemitérios de calotas”. Pois os freios são muito utilizados, principalmente em caso de engarrafamento.

Os problemas que o seu carro pode enfrentar em uma serra

Antes de viajar para destinos que envolvam uma serra pelo caminho, é preciso ter em mente que seu carro pode enfrentar diversos problemas.

Por isso, o recomendável é que, além da tradicional checagem de óleo e calibragem dos pneus, se faça também uma revisão mais aprofundada com especialistas.

Isso é muito importante para cuidar não só do seu veículo, como da segurança de todos aqueles que viajarão com você.

Sendo assim, caso a sua revisão identifique a necessidade de trocar peças do seu veículo, lembre-se de entrar em contato com a Center Peças Fabbri!

Somos um centro de autopeças que garante a venda de produtos dos melhores fornecedores do mercado. Tudo para assegurar ao máximo a segurança da sua viagem e da sua rotina.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *