Vai comprar carro usado? Confira 9 dicas para se prevenir

comprar peças de carro online

O mercado de carros usados e seminovos tem se mantido aquecido e representa uma boa alternativa para quem precisa vender ou comprar um veículo.

Um dos principais atrativos é que a compra de um carro usado possibilita a aquisição de um veículo mais equipado, com acessórios diferenciados muitas vezes inacessíveis num modelo zero quilômetro.

Se você pretende comprar carro usado, confira quais são os principais pontos de atenção para que o negócio não passe de interessante à estressante ou até mesmo uma cilada financeira.

Para isso separamos 9 dicas que podem ajudar o comprador de um carro usado a prevenir certas armadilhas, especialmente ligadas a manutenção do carro desejado.

1 – Compra direta ou via concessionária?

Por uma questão de cautela, comprar um veículo diretamente do proprietário apresenta mais riscos, por não termos como saber o histórico da pessoa neste tipo de transação.

Já uma loja ou concessionária vive deste negócio, portanto tem um nome a zelar e tende a estar mais preparada, inclusive, para somente trabalharem com carros de origem idônea, sabendo justamente da dor de cabeça que o contrário disso representa.

2 – Primeira avaliação

No primeiro contato com o carro de interesse, alguns itens já podem ser averiguados, mesmo sem a presença de um mecânico de confiança, tais como a existência de estepe, chave de roda, extintor (e validade).

Se o carro não tem estes itens ou estão em mal estado de conservação indica que o proprietário não é cuidadoso, e isso pode ser um sinal de que outros itens importantes de manutenção podem ter sido negligenciados.

Este é um bom momento para pedir o histórico de manutenção veicular, como a troca de óleo, alinhamento e balanceamento, estado da correia dentada, etc.

3 – Avaliação mecânica profissional

Antes de compra o carro, solicite à loja ou concessionária que ele possa ser levado, com o acompanhamento de um vendedor da loja, para uma avaliação com sua oficina de confiança.

Esta é uma prevenção que lhe dará mais segurança sobre o que está sendo comprado, a partir de uma análise profissional quanto ao real estado mecânico do veículo.

4 – Faça um teste drive

Todas as concessionárias oferecem um teste drive na hora de comprar um carro novo ou usado, e você deve aproveitar este momento para confirmar o interesse pelo carro no quesito conforto e dirigibilidade.

É também o momento para sentir o desempenho do motor, câmbio e freios e observar se há ruídos estranhos.

Leve suas dúvidas para o mecânico do centro automotivo de confiança e esclareça com ele se os eventuais problemas percebidos são sérios ou se tratam de ajustes simples.

5 – Carros com batidas severas

Toda negociação comercial para compra de carro exige atualmente a realização de uma vistoria em empresa credenciado ao Detran, procedimento que traz mais segurança e tranquilidade para o comprador.

Mas alguns detalhes podem ser observados ainda na loja e indicam que o carro sofreu forte colisão, como o desalinhamento das portas, capôs e porta-malas e também alguma irregularidade no tom da pintura do carro.

6 – Transferência veicular segura

Uma vez acordada a negociação, o processo seguinte é o da transferência de propriedade. Para isso, a loja costuma orientar adequadamente, mas o comprador pode buscar todos os detalhes no site do Detran.

O importante é estar ciente de que será necessária a obtenção de um laudo de transferência (momento que é realizada uma vistoria que verifica questões estruturais, de documentação e histórico do carro) e o pagamento das taxas cabíveis, além da regularização de possíveis pendências como multas, licenciamento e IPVA.

7 – Peça orçamento de seguro antes da compra

Na lista de prevenções é importante consultar seu corretor de confiança e pedir uma cotação de seguro para o veículo de interesse.

Com poucos dados do carro (placa, modelo e Renavan) rapidamente você conseguirá avaliar se o seguro é viável, além da consultoria de corretagem quanto ao “comportamento de sinistro” do modelo desejado.

8 – Desconfie de ofertas irresistíveis

Mesmo que você opte pela compra presencial, pesquise antes em sites de venda de carros para ter uma média dos preços praticados, além de usar como referência a tabela FIPE.

Se encontrar uma oferta muito abaixo da média, desconfie! O negócio da China pode ser um golpe. E se achar um carro interessante pela internet, agende uma visita presencial para seguir todas as dicas anteriores e só depois de estar seguro quanto à procedência e estado mecânico do veículo realize qualquer transferência financeira.

9 – Manutenção preventiva do carro usado

Após concluída a negociação do carro que agora é seu, é fundamental ter a prática da manutenção preventiva que possibilitará segurança e economia – evitando desgaste das peças e o aumento no consumo de combustível, e também um maior valor de revenda do seu veículo.

Center Peças Fabbri – a manutenção certa para seu veículo novo ou usado

Na hora de comprar um carro usado ou seminovo, conte com o conhecimento e especialização do melhor centro automotivo de Sorocaba, o Center Peças Fabbri, que tem uma equipe de mecânicos pronta para realizar uma avaliação no carro que você deseja comprar.

Não faça negócio no escuro, procure uma das três unidades mais próximas de você e confira nosso atendimento rápido e especializado.

O que fazer quando as luzes do painel ascenderem

luzes do painel do carro - entenda porque cada uma ascende e se previna!

Identificou uma luz acessa no painel do carro e não sabe o que significa? Pois saiba que esta é uma dúvida muito comum e estar informado é o melhor caminho para saber solucionar.

A primeira dica é: não ignore nenhuma luz do painel, ela pode ser um alerta para alguma providência simples ou o indicativo de que uma pane grave ocorreu.

Leia mais “O que fazer quando as luzes do painel ascenderem”

Saiba como funciona a correia de distribuição do carro

correia dentada - O que é e para que serve?

Desde 1886, quando o primeiro carro da história foi criado por Karl Benz, na Alemanha, o modelo de funcionamento dos automóveis vem mudando conforme as tecnologias desenvolvidas à época.

Um fator que não muda é que o motor precisa estar sempre conectado ao resto dos componentes para que tudo funcione. 

Hoje, os modelos de sincronização e distribuição mais encontrados no mercado automotivo são a correia dentada (ou correia de distribuição) e a corrente de distribuição metálica.

A principal função da correia de distribuição é proporcionar a comunicação e sincronização entre os componentes superiores e os inferiores do motor. Ou seja, é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo.

No geral, indica-se que a troca da correia de distribuição de borracha seja efetuada entre 40 e 60 mil quilômetros de uso. 

Mas a recomendação pode ser alterada de acordo com o modelo, por isso fique atento às orientações do fabricante. Os modelos metálicos têm duração (e preço) superior. 

A falta de atenção ao componente pode pesar no bolso e cobrar um preço do motor. Nesse sentido, o tensor também precisa de cuidados: é por onde a correia de distribuição corre. 

É comum que na troca da correia de distribuição sejam substituídos também tensor e bomba de água do motor. 

Dá para saber qual é o momento certo para trocar a correia de distribuição?

Sim. É fácil de detectar visualmente se a correia precisa ser substituída. Dentes desgastados, cortes na borracha e vestígios de óleo no componente são evidências dessa necessidade.

Ruídos no motor também podem significar danos na correia de distribuição. Por isso, fique atento. Caso perceba algo estranho seu veículo, leve até a Center Peças Fabbri para que a gente faça uma revisão pra você.

 Conte com o atendimento especializado e faça seu orçamento com o melhor Centro de Autopeças de Sorocaba.

9 cuidados que você deve ter ao comprar peças de carro online

comprar peças de carro online: veja dicas incríveis

A internet revolucionou a experiência de compra, proporcionando mais opções de lojas, produtos e preços. 

Receber a mercadoria onde o cliente precisa é uma facilidade que também pesa muito para quem não tem tempo de deslocar-se até a loja física.

Já falamos aqui sobre 7 motivos para escolher a Center Peças Fabbri se está procurando Autopeças em Sorocaba. Agora, acompanhe nossas dicas sobre os cuidados que deve ter ao comprar peças de carro online.

 

  • Pesquisa de reputação

 

Encontrou o produto que você está procurando, em uma loja da qual nunca ouviu falar? Pesquise sobre a reputação do comércio e evite receber um produto falsificado, ou pior, não receber nada.

O site do PROCON, Reclame Aqui e as próprias redes sociais da empresa podem ser boas ferramentas para pesquisar a satisfação dos clientes de acordo com os comentários postados por eles.

A história da Center Peças Fabbri começou há mais de 50 anos com uma pequena oficina em Sorocaba. A estrutura ampla de hoje oferece aos clientes a mesma garantia de qualidade e tradição que fizeram de sua marca uma referência em autopeças de Sorocaba.

 

  • Loja física e CNPJ

 

Outro cuidado importante ao comprar peças de carro na internet é checar se a loja online tem uma sede ou loja física. Procure por essa informação e por telefones para contato no site da empresa e no Google – e desconfie de má fé caso não haja esses dados disponíveis. 

Se a empresa tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) também pode ser uma evidência de que é idônea. 

 

  • O barato sai caro

 

Seja na hora de comprar peças de carro online ou qualquer outro produto, desconfie se o preço estiver baixo demais.

Valores muito abaixo dos praticados pelo mercado são incompatíveis com a margem de lucro das lojas que se preocupam com a procedência e qualidade das suas autopeças. 

Ou seja, um produto muito barato pode implicar em receber algo falsificado, sem procedência ou de baixa qualidade, compatível com o valor pago – e no caso de autopeças, significa risco de segurança para o motorista e passageiros.

 

  • Cada peça tem sua certificação

 

É obrigatório que peças originais, sejam elas nacionais ou importadas, recebam a certificação do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) ou IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).

Tais certificações são aplicadas depois de testes que reconhecem a qualidade do produto e devem ser facilmente encontradas na embalagem das autopeças.

 

  • Peça a nota fiscal

 

Todo comércio, não importa em que área, é obrigado a emitir nota fiscal. O documento, comprova o pagamento de impostos devidos (ou seja, a legalidade e integridade da empresa).

Além disso, o cupom é uma garantia na hora da troca ou no caso de algum problema mais sério que precise ser resolvido na justiça.

 

  • Observe a embalagem

 

A falsificação de autopeças não é tão incomum quanto pode parecer – ou o quanto deveria ser.

Por isso, dê uma olhada bastante cuidadosa na embalagem do produto. Não aceite caso tenha sido violada ou claramente manipulada e confira se as informações da caixa batem com as do produto que você comprou.

Peças falsificadas podem ser parecidas (ou até idênticas) às originais de fábrica, mas não têm qualidade e durabilidade. É um risco para a sua segurança e para o seu carro, que pode ter outros componentes prejudicados pelo mau funcionamento da peça pirata.

 

  • Número de série

 

Mais um cuidado que pode evitar dor de cabeça ao comprar peças de carro online é procurar pelo número de série do produto: cada um tem uma sequência própria e única.

Esse número de série é atribuído à peça ainda na linha de montagem, no processo fabril. Geralmente, buscando por ele na internet é possível encontrar mais informações sobre o produto e o fabricante.

Casos em que não há número de série impresso no produto ou que não haja informações disponíveis na internet podem ser vir de falsificação. 

 

  • Compre de especialistas

 

Atuante no mercado automotivo há mais de cinco décadas, a Center Peças Fabbri conta com uma equipe de especialistas prontos para te ajudar a escolher o melhor produto para o seu carro, caminhão ou utilitário, dentro da sua necessidade e possibilidade de compra.

 

  • Compre na Cpfabbri

 

Prezamos e mantemos parcerias comerciais com os melhores fabricantes do setor automotivo. Na Center Peças Fabbri você encontra peças de reposição feitas por quem realmente entende do assunto.

São produtos de primeira linha para motor, câmbio e embreagem, suspensão, refrigeração, roda, freio etc.

Solicite o seu orçamento pelo nosso site ou compre diretamente através dos marketplaces que trabalhamos.

Entenda o funcionamento da bomba de gasolina

entenda o funcionamento da bomba de gasolina

A manutenção preventiva é a única forma de garantir o uso cotidiano do carro e sua maior durabilidade, sem intercorrências que causam tantos transtornos.

Para que esta precaução seja realmente eficiente, é preciso estender os cuidados para todos os componentes do seu veículo, e hoje vamos falar de um sistema fundamental: o sistema de injeção do veículo, mais precisamente da bomba de gasolina.

Em primeiro lugar é importante que o motorista ou dono do carro entenda sobre o funcionamento deste importante componente, para então identificar possíveis danos e antecipar o conserto antes mesmo da revisão periódica.

Leia mais “Entenda o funcionamento da bomba de gasolina”

Confira todos cuidados com o caminhão que você deve ter!

cuidados com o caminhão que você precisa ter.

A profissão de caminhoneiro é de grande responsabilidade e extrema importância.

Graças a esta categoria temos toda cadeia de abastecimento rodoviário em movimento e fazendo girar nossa economia.

Dentro das responsabilidades do caminhoneiro está a de planejar bem o serviço que deseja exercer, pois dependendo do tipo de entrega como as urbanas, por exemplo, é necessário optar por caminhões menores, os chamados veículos urbanos de cargas (VUC).

Porém se o desejo for a entrega de cargas pesadas é preciso escolher entre os modelos mais apropriados como os do tipo Toco, Truck, Cavalo Mecânico Simples, Cavalo Mecânico Trucado, Carreta, Bitrem ou Rodotrem.

Leia mais “Confira todos cuidados com o caminhão que você deve ter!”

Afinal, para que serve o filtro de ar do carro?

filtro de ar do carro: confira a importância desse item para o seu veículo

O filtro de ar do carro separa e elimina as partículas do ar com impurezas aspiradas pelo motor.

Esse dispositivo contém um elemento filtrante que assegura que somente o ar limpo (ou seja, livre de impurezas como poeira, fuligem e areia) alcance a câmara de combustão.

Isso evita o desgaste prematuro das peças móveis do motor (pistão e biela) e aumenta a sua vida útil. Mas não para por aí: além de prevenir danos, o filtro de ar ainda melhora o desempenho do motor e seu consumo de combustível.

Já um filtro de ar sujo, em más condições, atrapalha a entrada de ar no motor.

Como consequência, o propulsor necessita de mais força para puxar o ar, o que diminui a potência do carro, aumenta o consumo de combustível e emite ainda mais gases poluentes na atmosfera.

Por isso, é importante rodar com o componente em dia.

Em média, leva cerca de 10 mil quilômetros para que seja necessária a troca do filtro de ar do carro. Mas é importante saber, de acordo com o manual do proprietário, qual é o período recomendado para a troca segundo o fabricante.

Se está percebendo algo de diferente no seu veículo, leve até a cpfabbri que faremos uma revisão pra você. Acesse agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.

Como descobrir o consumo de combustível por litro do carro

calcular consumo de combustível por litro

Em tempos atuais, sempre é bom para o dono do veículo saber quanto está gastando de combustível. Primeiro pois o mesmo muitas vezes está com o preço acima de 4 reais e segundo para saber se tem algo de errado com o motor do veículo.

Dessa forma, há alguns cálculos simples que podem te ajudar e fazer com que em casa mesmo você descubra de forma rápida o atual consumo do seu veículo.

Leia mais “Como descobrir o consumo de combustível por litro do carro”