Os benefícios da troca de óleo para o seu veículo

Troca de óleo

Cuidar do próprio carro é um exercício pelo qual quase todos que compraram um automóvel um dia já passaram: lavar, trocar um pneu, fazer a troca de óleo…

Em se tratando de um bem extremamente caro, é normal que cuidados extras sejam tomados. Seja por meio de uma simples lavagem mais caprichada ou pela troca de peças.

A tendência óbvia, quando cuidamos com afinco de alguma coisa, é ela durar mais. Por esse motivo, cuidados como os citados acima são saudáveis, sem dúvidas.

Dessa forma, quando falamos em manutenção de veículos, dentre todas as ações possíveis, logo vem à cabeça a famigerada troca de óleo.

Muitos, no entanto, acabam duvidando dos reais benefícios da renovação do óleo e tiram a troca da lista de prioridades.

Como isso pode acabar prejudicando o seu veículo, decidimos explicar os maiores benefícios trazidos por essa prática. Confira abaixo!

Como o óleo atua dentro do veículo

Explicando de maneira absolutamente objetiva, o óleo funciona como lubrificante do motor. Isso contribui para que os atritos dos componentes metálicos seja reduzido drasticamente.

Esse atrito, a longo prazo, pode causar estragos no motor, diminuindo assim a sua vida útil e podendo evitar problemas mecânicos.

Além disso, a lubrificação gerada pelo óleo ocasiona em uma limpeza das impurezas presentes no motor do carro. Essa funcionalidade, por sua vez, previne efeitos como a corrosão e a oxidação.

Por esses motivos, é importante que o motor do veículo esteja sempre bem lubrificado, de preferência com um óleo recentemente colocado.

Por que realizar a troca de óleo?

Que o óleo é indispensável para o seu motor você provavelmente já entendeu. Mas isso nos leva a uma outra pergunta: por que realizar a troca?

A resposta é mais simples do que pode parecer para alguns. A troca de óleo é efetuada, porque o óleo, com o passar do tempo, também vai se desgastando.

Sua viscosidade inicial, tão importante para a proteção do motor, aos poucos vai se perdendo, Com isso, o atrito no motor aumenta consideravelmente.

Da mesma forma, o líquido lubrificante vai acumulando sujeiras e impurezas, o que impede uma limpeza e proteção mais profundas do veículo.

Benefícios da troca de óleo regular

O ponto de equilíbrio do óleo é a sua troca regular.  Para obter uma vida útil do motor, a troca de óleo é imprescindível.

Por esse motivo, por exemplo, que durante revisões de fábrica recorrentemente ocorrem as trocas de óleo. É uma forma de manter a regularidade da troca e, assim, proteger o motor.

Não podemos nos esquecer que o motor é a parte mais importante de um carro. Portanto, quanto melhor cuidado ele for, provavelmente maior será a conservação do veículo com o passar dos anos.

Se você ficou convencido da importância da troca de óleo, mas não sabe qual o momento certo de realizar a troca, clique aqui e confira o nosso texto sobre o momento certo da troca de óleo!

0 Comentários