Como já destacado aqui no blog, a vida de caminhoneiro apresenta alguns problemas.
Essas adversidades vão desde a distância da família até problemas técnicos com o veículo.
Sendo assim, veja, a seguir, os problemas mecânicos mais comuns nos caminhões e aprenda a se prevenir.
Principais problemas mecânicos que os caminhoneiros enfrentam
1. Resistência do motor
Um dos principais problemas mecânicos que os caminhoneiros enfrentam é a perda de força do motor.
É essa força que possibilita que o caminhão possa, mesmo com grandes cargas, subir ladeiras íngremes.
No entanto, após algum tempo, o caminhão perde a totalidade dessa força devido a algumas questões, tais como:
- uso de combustível de baixa qualidade;
- injetores comprometidos;
- filtro de ar e diesel entupido;
- deterioração dos pistões e anéis entre – entre outros problemas.
2. Estabilidade do caminhão
Outro problema muito comum é a perda de estabilidade do veículo, a qual é causada por problemas no seu sistema de suspensão.
Tal sistema é responsável por reduzir o impacto do automóvel no solo, impedindo que o caminhão balance.
Infelizmente, a perda de estabilidade é um problema recorrente por causa da baixa qualidade do asfalto, que prejudica a suspensão do veículo.
3. Troca de marcha
Mais um problema habitual é o enrijecimento das marchas, o que dificulta a sua troca.
Esse impasse pode ser ocasionado tanto pela deterioração da embreagem, que ocorre com o passar do tempo, quanto por falhas no sincronizador.
4. Presença de fumaça
A presença de fumaça com determinadas cores é sinal de alguns problemas. Se a fumaça for escura, poder estar ocorrendo os seguintes impasses:
- queima desequilibrada de diesel;
- filtro de ar entupido;
- problemas na bomba injetora;
- combustível de baixa qualidade – entre outros.
Agora, se a fumaça for clara, isso indica problema decorrente de baixa temperatura ou presença de umidade ou água no combustível.
Por último, se a fumaça for branca, mas com tonalidade azulada, significa que o óleo lubrificante está sendo queimado com o óleo diesel.
Isso pode acontecer devido a problemas:
- nos anéis dos cilindros;
- no sistema de compressão;
- na potência;
- nas guias de válvulas;
- no excesso de óleo no motor;
- na turbina.
5. Freios
Os freios são fundamentais, principalmente em estradas muito acidentadas.
O não funcionamento dessas peças representa um alto risco tanto para o caminhoneiro quanto para os demais motoristas.
Portanto, caso você perceba que o freio está “fofo”, pode ser sinal de que o tambor e a lona de freio esquentaram muito.
Isso ocorre quando se utiliza apenas o freio do caminhão ao invés de usar o freio motor e reduzir a velocidade do veículo ao descer uma serra.
Isso superaquece o tambor e a lona de freio, fazendo com que não haja mais atrito entre eles.
Vida de caminhoneiro: como evitar problemas mecânicos
Como pôde perceber, muitos dos problemas listados acima são decorrentes do desgaste de diversas peças.
Sendo assim, para evitar essas complicações mecânicas, priorize a manutenção preventiva ou preditiva.
Elas são muito mais econômicas do que a manutenção corretiva por serem realizadas antes dos problemas serem agravados e gerarem maiores custos.
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