O que é e para que serve o disco de freio?

O que é e para que serve o disco de freio?

O bom funcionamento do freio é uma das principais garantias para uma direção mais segura. No Brasil, a maioria dos automóveis saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras. Feitos geralmente de cerâmica ou ferro fundido, ele é um dos componentes que garantem a boa frenagem do veículo – e por isso merecem cuidados na manutenção e respeito ao tempo certo de troca.

O freio a disco vem acompanhado das pastilhas, um componente simples de trocar e de baixo custo, que facilita a identificação da necessidade de troca da peça. É hora de descobrir o que é e para que serve o disco de freio – fique atento às suas especificações, dicas de cuidado e período de troca para ficar tranquilo na hora de dirigir.

Disco de freio: como funciona

Os discos de freio acompanham o movimento da roda. O sistema de pinça flutuante com um pistão é o mais comum, e envolve o disco com duas pastilhas – realizando o atrito para concluir a frenagem. Para que a ação da frenagem aconteça, os freios precisam transformar a energia cinética em calor com o atrito entre as pastilhas e o disco. As pastilhas de freio são responsáveis por 70% do trabalho de frenagem. De baixo custo (chegam a custar em torno de R$ 30), elas precisam estar em boas condições para não comprometer os freios.

Esse sistema de pinça flutuante evita que esse calor cause problemas, facilitando o resfriamento e comprovando sua eficácia – pois além de agilizar a frenagem do veículo, previne problemas com o superaquecimento e evitando o fading (quando o fluido de freio ferve). Além disso, o disco de freio torna o toque no pedal mais macio, principalmente nos modelos esportivos. Esses modelos possuem um sistema conta com mais pistões na pinça, cerca de três ou quatro.

A dirigibilidade que os discos de freio oferecem traz mais segurança no momento da direção. Esse sistema de frenagem garante mais aderência do pneu com a superfície, principalmente em pistas molhadas.

Outra vantagem dos discos de freio é o tempo de vida prolongado e a facilidade na troca dos componentes, que gera uma considerável redução com custos de manutenção – principalmente nos modelos  maiores e mais pesados.

Cuidados com a manutenção do disco de freio

Por ser um dos conjuntos de peças mais importantes do carro, os cuidados devem ser redobrados. O disco de freio em constante atrito causa um desgaste preocupante, quando não recebe os devidos cuidados. Para o bom rendimento de todo o sistema, é necessário fazer as manutenções preventivas: revisão de discos e pastilhas.

As pastilhas de freio possuem vida útil de 25 a 35 mil quilômetros rodados, em média. No entanto, vale ficar de olho para uma possível revisão antes da quilometragem recomendada. O ideal é realizar uma revisão no disco de freio a cada 5 mil quilômetros, ou quando elas estiverem em uma espessura inferior a 5 mm.

Se você precisa realizar a troca do disco de freio e pastilhas, conte com a CP Fabbri. Há mais de 50 anos no mercado automobilístico e diversas lojas à sua disposição, oferecemos as melhores marcas do mercado, de linhas leves a pesadas. Confira toda a variedade de produtos e adquira peças de qualidade para o seu carro!

0 Comentários