Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Como o freio do carro funciona?

ago 24, 2017 | Freio | 0 Comentários

Basta apertar o pedal ou puxar a alavanca e pronto: o freio do carro é acionado. Embora a ação faça parecer simples, o sistema de frenagem é complexo e depende de diversos componentes. O motorista deve ter total atenção e seguir todos os cuidados com o freio do carro para evitar sérios acidentes. Ficar atento ao tempo de revisão, barulhos e dificuldade na hora de frear é essencial.

Para entender como funciona o freio do carro, é preciso saber qual é o sistema de frenagem. Os freios de disco são os mais utilizados e funcionam por conta do atrito de alguns componentes, gerando calor, que se dissipa no ar, e convertendo em energia mecânica para imobilizar o carro.

Principais componentes do freio

A maioria dos automóveis brasileiros possuem o mesmo padrão de frenagem: freio a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Alguns modelos possuem ainda o sistema de freios ABS, um complemento do sistema de frenagem que evita o travamento das rodas ao pisar no pedal.

Por conter uma série de peças, o funcionamento do freio do carro só é 100% eficiente quando todo o conjunto está em boas condições. É importante estar atento aos sinais de problemas e o tempo de duração de cada uma delas.

Pedal do freio

É a forma de acionamento do freio do carro, independente do seu sistema, e precisa funcionar com um toque sutil.

É um dos componentes mais resistentes e normalmente não necessita ser trocado, exceto em caso de acidentes que o entortam.

Discos de freio

Eles ficam nas rodas e param o carro quando entram em contato com as pastilhas.

Quando o veículo trepida muito no momento da frenagem, é sinal de alerta: os discos podem estar gastos ou tortos. Sendo assim, como não há prazo de troca, é preciso estar atento aos desgastes.

Tambor

É o que aciona o freio nas rodas traseiras. Assim como os discos, não há um prazo de troca – é preciso estar atento à trepidação durante a frenagem e sua espessura.

Pastilhas de freio

Entram em contato com o disco de freio para parar o veículo, e geralmente ficam apenas nas rodas dianteiras.

Dessa forma, com o desgaste, o poder de frenagem vai diminuindo – o que pede sua troca. O prazo depende muito do uso do motorista, mas geralmente as pastilhas são trocadas a cada 20 mil quilômetros.

Servo freio

Ele funciona como o transmissor da força de acionamento do pedal para todo o sistema de frenagem, com o vácuo gerado pelo funcionamento do motor.

Por isso, o pedal é duro quando acionado com carro desligado. No entanto, se tiver essa sensação ao dirigir vale checar se o servo freio está com problemas. O tempo de vida desse componente é entre 120 mil e 200 mil quilômetros.

Cilindro mestre

Ele abastece o sistema de freios com o fluido do reservatório, transformando a pressão mecânica em hidráulica.

Se o pedal de freio ficar baixo, é sinal de problema: pode haver, portanto, corrosão interna, por conta de fluido contaminado ou vencido. Com a manutenção correta, o cilindro mestre dura até 100 mil quilômetros.

Tem problemas com o sistema de frenagem? Então conheça a Center Peças Fabbri!

Precisando fazer a troca do seu sistema de freio? Na CP Fabbri você encontra todos os componentes necessários para uma revisão completa do seu veículo. Possuímos as melhores marcas do mercado para tornar sua direção mais segura. Confira!

Últimos Conteúdos