Aprenda como trocar um pneu em 5 passos

como trocar um pneu

Quem dirige muito sabe: uma hora ou outra é preciso saber como trocar um pneu. Emergências acontecem de maneira inevitável e é preciso estar preparado.

Afinal, nunca se sabe quando um pneu vai furar durante uma viagem ou até mesmo em meio ao movimentado dia a dia.

Por isso, vale a pena se prevenir buscando o conhecimento de como trocar um pneu e ficando pronto em casos de necessidade.

Assim, para facilitar o aprendizado, explicaremos em apenas 5 passos os procedimentos necessários para trocar um pneu.

Como trocar um pneu: cuidados iniciais

Antes de mais nada, é muito importante tomar uma série de cuidados para evitar ao máximo os possíveis danos aos pneus.

Você pode conferir nossos textos sobre cuidados com pneus e também sobre como identificar o momento certo de trocar os pneus para se certificar de fazer um trabalho sólido de prevenção.

No entanto, é válido ressaltar uma precaução inicial: conferir se o estepe do seu carro, o pneu “reserva”, se encontra em bom estado e mantê-lo sempre dentro do carro.

A partir disso, os passos a seguir te ajudarão a trocar o pneu em segurança:

1- Procure um local seguro para estacionar

Geralmente quando pneus furam estamos no meio de ruas movimentadas ou até mesmo de rodovias com altos limites de velocidade.

Exatamente por isso que o primeiro passo para a troca de um pneu é a busca por um local seguro e o mais plano possível para estacionar.

Certifique-se que a sua posição é bem visível a outros carros e mantenha-se em locais onde veículos não circulem.

Caso o seu carro seja manual, coloque a marcha em Ré ou em primeira. E se for automático, selecione a opção do câmbio de parada.

Para ambos os casos, acione o freio de mão e, se possível, coloque calços, podem ser objetos pesados como pedras e tijolos, nos pneus.

2- Pegue o seu macaco e o seu estepe

Depois de encontrar um local seguro, é o momento de pegar o seu macaco e deixar o seu estepe pronto para a troca.

Engate o macaco no carro da maneira adequada, mas ainda não o levante a ponto de suspender o carro, apenas apoie o seu peso para tirar a calota e começar a desparafusar o pneu.

3- Desparafuse e retire o pneu

Primeiro afrouxe os parafusos, depois, erga o carro com o estepe de forma a deixá-lo suspenso, com o pneu a ser trocado sem contato com o chão.

Após o carro estar suspenso, termine de tirar os parafusos e remova o pneu danificado, colocando embaixo do carro. Isso é uma ótima forma de minimizar impactos caso o macaco venha a ceder.

4- Coloque o estepe

Em seguida, pegue o pneu de estepe, coloque-o no eixo já inserindo os parafusos e apertando-os com a mão o máximo que puder.

Abaixe o macaco até o pneu encostar no chão, mas sem deixar o peso do carro recair sobre ele. É importante que nesta etapa o macaco ainda dê suporte ao carro.

5- Aperte os parafusos o máximo que conseguir

Por fim, aperte os parafusos o máximo que conseguir com uma chave adequada para o serviço.

E para terminar, rebaixe o macaco completamente, desencaixe-o e não se esqueça de guardá-lo, junto com o pneu danificado, na mala do seu carro.

Pronto! Você aprendeu a como trocar um pneu… mas e agora, o que fazer?

Depois de fazer a troca do seu pneu, não se esqueça de ir o mais rápido possível para um estabelecimento confiável de reparos automotivos.

Lembre-se: os pneus de estepe são utilizados apenas como uma ferramenta temporária. O ideal, no entanto, é utilizar pneus mais adequados para maior segurança.

Seu carro merece o melhor tratamento e os melhores profissionais. Por isso, na hora de trocar ou fazer reparos nos seus pneus, confie na Center Peças Fabbri e tenha a garantia de um serviço confiável. Entre em contato!

0 Comentários