O fluido de freio transmite e controla pressão exercida pelo pedal junto às pastilhas e sapatas, tambores e até mesmo as rodas que compõem o importante e complexo sistema que freia um veículo. Acima de tudo, o fluido de freio é essencial dentro de todo o sistema de frenagem do veículo, seja de um carro de passeio ou de um caminhão. Em outras palavras, é um elemento fundamental para garantir segurança e, por isso, separamos no post de hoje 4 sinais que mostram a hora de trocar o fluido de freio.
1 – Fique de olho na validade do fluido de freio
Dependendo do tipo de fluido (veja abaixo no post) e indicação de fabricante do veículo, sua validade pode mudar. Por exemplo, em alguns casos, a validade é de 10 mil quilômetros. Em outras situações, varia entre um e dois anos. O uso do carro também influencia na validade do fluido de freio.
2 – Nível
É fundamental ter o hábito de verificar o nível do fluido de freio, já que mesmo levemente abaixo do nível indicado, pode ocasionar problemas de frenagem no veículo. Desta forma, para não correr riscos, o ideal é procurar um local especializado para realizar toda a substituição do sistema de fluido de freio. Além disso, é importante saber que ao contrário do óleo de motor, não se pode “somente” completar o fluido de freio até o nível indicado. É preciso trocar o óleo de todo o sistema.
Acima de tudo, vale lembrar que o nível ideal é entre o mínimo e o máximo. Fluido de freio acima do nível não irá fazer com que o veículo freie com mais eficiência, apenas aumentará a pressão no sistema.
3 – Luz no painel
Assim que o sistema de frenagem verificar mudança na pressão que o pedal exerce junto aos outros elementos do sistema, ou o nível do reservatório do fluido estiver abaixo do mínimo aceitável, uma luz indicativa aparecerá no painel do carro. Geralmente é um ponto de exclamação (!) na cor vermelha, justamente para chamar a atenção do motorista.
4 – Dificuldade de frenagem
Se reparar que o pedal do freio está “mais longo” em seu curso, fique atento: pode ser a hora de trocar o fluido de freio. Ademais, repare também se há perda de força (do pedal) durante o ato de pisar no freio. Isso pode indicar baixo nível de fluido ou mesmo sua ausência. De modo similar, outro detalhe mais perceptível e, consequentemente mais perigoso, é quando o freio simplesmente não funciona adequadamente ou demora muito para frear o veículo.
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Tipos de fluidos de freio
A classificação dos fluidos de freio se dá conforme seu ponto de ebulição e o Ministério de Transportes dos Estados Unidos através do Departament of Transportation é quem faz tal normatização. São estes os tipos que você encontra no mercado especializado:
- DOT 3
- Ponto de ebulição fluido seco: 205ºC
- Ponto de ebulição fluido contaminado com água: 140ºC
- DOT 4
- Ponto de ebulição fluido seco: 230ºC
- Ponto de ebulição fluido contaminado com água: 155ºC
- DOT 5 (Base de silicone)
- Ponto de ebulição fluido seco: 260ºC
- Ponto de ebulição fluido contaminado com água: 180ºC
- DOT 5. 1 (Base não-silicone)
- Ponto de ebulição fluido seco: 270ºC
Ponto de ebulição fluido contaminado com água: 190ºC
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