3 principais dúvidas sobre alinhamento de caminhão

3 principais dúvidas sobre alinhamento de caminhão. Confira o conteúdo criado pelos nossos especialistas que pode te ajudar a descobrir se seu caminhão está desalinhado.

O alinhamento de caminhão é muito importante para garantir a segurança da direção nas estradas.

Por isso, a manutenção preventiva vale muito a pena para o caminhoneiro.

Afinal, percorrer centenas de quilômetros toda semana requer cuidados especiais com o veículo.

Portanto, investir no alinhamento do caminhão em todas as revisões faz todo o sentido.

Mas você sabe para que serve este serviço e como ele pode garantir mais segurança nas estradas? Confira agora todas as vantagens que o alinhamento pode oferecer a você e não deixe de agendar o seu alinhamento na Center Peças Fabbri!

1: O que é alinhamento de caminhão?

Este serviço de manutenção é indicado para veículos de todos os tamanhos, inclusive os de carga pesada.

Quando o caminhoneiro sente a direção puxar para um dos lados, tendo mais trabalho em mantê-lo em linha reta, é um sinal de que o veículo está desalinhado.

Com isso, além de mais força no volante você ainda estará promovendo o desgaste de diversas peças que, com o tempo, podem fazer com que você gaste muito mais do que uma manutenção periódica.

2: Como ocorre o desalinhamento?

O desalinhamento ocorre com o desgaste natural das peças.

As buchas responsáveis pelo alinhamento do caminhão vão perdendo sua eficiência, e também podem ser danificadas pelas trepidações e impactos na estrada. Com isso, o pneu também sofre, pois os conjuntos vão tocar o solo de forma irregular, o que faz com que o motorista tenha que investir em um novo conjunto mais rápido.

O desalinhamento pode acontecer em três diferentes tipos de angulação:

  • Convergência: também conhecida por divergência, esse problema é o mais comum e direciona os pneus no sentido diverso ao caminhão. Com isso, o veículo começa a ser sobrecarregado – principalmente no motor. Esse tipo de desalinhamento faz com que o motorista sinta o veículo puxar para um dos lados.
  • Câmber: ocorre quando há uma inclinação vertical da roda. A cambagem causa deformações de pneus e na banda de rodagem. Quando ela ocorre, é indicada a troca dos componentes avariados da suspensão.
  • Cáster: quando o caminhão perde a estabilidade, isso é sinal de que há um desalinhamento cáster – ou seja, uma inclinação do pino mestre em relação ao seu ponto de fixação no centro da roda.

3: Como evitar andar com o caminhão desalinhado?

A manutenção periódica é a melhor forma de evitar problemas no alinhamento do caminhão.

Esses ajustes acabam sendo significativamente mais baratos do que a necessidade de troca de peças.

Além disso, um caminhão desalinhado provoca o aumento do consumo de combustível, o que faz com que o caminhoneiro perca lucratividade.

Pensando na comodidade e na praticidade para o caminhoneiro, a Center Peças Fabbri também oferece o serviço de alinhamento e balanceamento. Assim, além de encontrar as peças e acessórios para seu bruto, você ainda faz a manutenção com agilidade, podendo voltar à estrada sem comprometer a sua rota.

Dessa forma, é possível realizar troca de óleo, embuchamento de eixo, usinagem e manutenção no chassi, cardan, posto de molas e muito mais. Agende seu horário agora mesmo!

0 Comentários