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O que é e como funciona o eixo cardan?

jul 8, 2017 | Eixo Cardan | 0 Comentários

Quando o assunto é sobre a movimentação do automóvel, o eixo cardan é destaque. Ele dá mais liberdade de movimento durante a variação de velocidade ao fazer a ligação da força gerada às rodas.

Veículos com motor dianteiro e tração traseira, caminhões, 4×4, ônibus e motos utilizam esse tipo de eixo.

Uma haste metálica com forquilhas em suas extremidades e uma cruzeta central basicamente compõe o eixo cardã.  Por este motivo, possui um grande tempo de vida.

Por isso, muitos motoristas se esquecem de verificar seu estado ou não se preocupam com a peça.

No entanto, para que haja um bom desempenho no momento da direção, o eixo cardã deve estar em perfeitas condições para fornecer mais estabilidade e segurança.

Descubra o que é o eixo cardan, seu funcionamento e como fazer sua manutenção preventiva.

Conheça o eixo cardan


Diversos componentes, como por exemplo cruzetas, luvas, ponteiras dianteiras e traseiras, rolamentos, mancais e suportes, flanges de cruzetas, flanges de acoplamento e terminais yoke formam o eixo cardan.

Sendo assim, eles permitem que o ângulo varie, distribuindo o peso de forma uniforme e garantindo o equilíbrio durante a locomoção do veículo.

Diversos segmentos utilizam o eixo cardan, sendo os principais:

Carros e motocicletas: Em veículos 4×4, a peça é responsável por transmitir a força do motor para as rodas. Já nas motos, por outro lado, ele substitui a corrente de transmissão e torna o conjunto mais silencioso.

Caminhões e ônibus: Veículos grandes trabalham com mais de um eixo cardan, principalmente os modelos com o motor na parte dianteira.

Além disso, as áreas industrial, agrícola e naval também usufruem das funcionalidades da peça. Isso possibilita mais equilíbrio e distribuição da força para um ângulo mais suave de ser realizado.

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Faça a manutenção preventiva

A melhor forma de garantir o bom funcionamento do eixo cardan é a lubrificação. Desta forma, diminui-se o atrito e protege-se o metal de corrosão e oxidação, dissipando o calor excessivo. Para que essa medida seja eficaz, é fundamental aplicar o tipo de lubrificante correto, nos níveis corretos.

Sendo assim, a cada dois mil quilômetros verifica-se a viscosidade e o nível do óleo – sendo que recomenda-se a troca completa a cada 160 mil quilômetros ou após um ano de uso.

Ademais, em casos de utilização severa, o prazo diminui para 50 mil quilômetros ou a cada seis meses.

Quando fizer viagens mais longas, recomenda-se um checkup do eixo cardan: verifique se há sujeira nas extremidades, falta de lubrificação, amassado ou empenamento de alguma peça, porque o cardan quebra ou pode danificar com a falta de manutenção.

Se detectar alguma falha, não hesite em ir até uma especializada para solucionar o problema.

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