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Manutenção de freios: qual a importância e como fazer?

maio 9, 2023 | Freio

O sistema de freios é essencial para sua segurança, por isso é importante fazer sua manutenção regularmente. É preciso estar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. 

Confira no texto de hoje a importância da manutenção de freios e como fazer essa manutenção adequadamente.

Por que fazer uma manutenção preventiva?

Com os avanços tecnológicos, os sistemas de freios têm sido desenvolvidos para trazer mais segurança para o veículo e seus ocupantes, ficando cada vez mais complexos.

Por essa razão, a manutenção preventiva tem se tornado cada vez mais relevante. É essencial fazer um check up sempre que for pegar a estrada para evitar problemas e contratempos.

A quantidade de componentes que fazem parte do sistema de freios é grande. Então, quanto mais cedo alguma falha for detectada, melhor. A pastilha e o disco de freio devem ser sempre verificados.

Como fazer a manutenção de cada uma das peças?

Entender bem como as peças de um sistema de freios funcionam é de suma importância para saber exatamente quando substituí-las. 

Pedal

O pedal, como sabemos, serve para acionar os freios e normalmente é regulado para que o motorista não tenha que fazer muita força no momento de parar o veículo. Ele não tem uma vida útil previamente determinada, mas é fácil de perceber quando está desgastado.

Servo freio (hidrovácuo)

O hidrovácuo multiplica a força do pedal e a transfere para todo o sistema de freios do veículo. Ele torna a frenagem mais natural.

Fluido de freio

É importante utilizar apenas os fluidos (óleos) indicados no manual do veículo porque eles apresentam as condições de resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.

Os fluidos devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros ou depois de 2 anos de utilização, em média.

Cilindro mestre

O cilindro mestre é o responsável por levar o fluido de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios. Por ser enviado em alta pressão pelo cilindro, o fluido é capaz de exercer a força necessária para imobilizar o carro, transformando pressão hidráulica em pressão mecânica.

Sua validade aproximada é de 100 mil quilômetros.

Mangueiras e canos

Mangueiras e canos do sistema de freio também são materiais aparentemente simples, mas essenciais.

As mangueiras são projetadas especialmente para atuar nos freios e aguentar altas pressões que uma frenagem demanda, por isso é recomendável verificá-las regularmente. Se o fluido estiver em dia, esses componentes dificilmente se romperão.

Pastilhas de freio e lonas

São as pastilhas e as lonas de freio que criam a fricção necessária para que o carro possa desacelerar e parar. Eles são feitos de um material especial, que cria resistência ao disco ou ao tambor e interrompe o movimento gradualmente. As lonas duram, em média, 50 mil quilômetros.

O primeiro sintoma de desgaste das pastilhas é a perda de eficiência na frenagem. Se você notar que o pedal de freio está indo até mais baixo que o habitual, se a distância for maior até a parada do veículo ou houver ruídos estranhos na hora de frear, é sinal de problemas nas pastilhas. 

Além disso, quando as pastilhas se desgastam, é comum o nível do fluido de freio baixar um pouco – isso porque, simplificando, a distância entre o pedal e a roda que o líquido precisa preencher aumenta um pouquinho.  

Discos de freio e tambores

Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e fazendo com que o automóvel pare. 

Quando fazer a manutenção preventiva dos freios?

Em geral, a recomendação é de que se faça uma revisão geral do sistema de freios a cada 10 mil km ou a cada ano (o que vier primeiro), verificando não somente o estado das pastilhas, mas também dos cilindros dutos etc. Esse mesmo prazo é o indicado para a troca do fluido, ainda que os componentes estejam ok. 

Cada fabricante tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção preventiva dos componentes que formam o sistema de freios. Por isso, cheque sempre o manual do proprietário para ter informações mais precisas e tomar os cuidados necessários com o carro.

 

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