Saiba identificar a hora de trocar as pastilhas de freio

pastilhas de freio

Você sabe qual é o melhor momento para trocar as pastilhas de freio do seu carro?

As pastilhas são itens essenciais, pois são responsáveis pela frenagem do veículo e, portanto, pela segurança na direção.

Por isso, elas precisam sempre estar em bom estado de conservação, sendo trocadas no momento correto.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a hora de trocar as pastilhas de freio!

O que são pastilhas de freio?

Antes de saber o momento ideal para trocar as pastilhas de freio, é bom entender como elas funcionam.

As pastilhas de freio são componentes do sistema de freio a disco. Geralmente, são encontradas apenas no conjunto das rodas traseiras.

Quando o freio é acionado pelo motorista, as pastilhas tocam os discos, ajudando a reduzir a velocidade das rodas até que o veículo pare.

A superfície de atrito das pastilhas é um composto de fragmentos metálicos, resina e fibras.

Esse composto sofre desgaste por conta do atrito direto com o disco, que é feito de liga metálica.

Para que servem as pastilhas de freio?

Como componente do sistema de freios, as pastilhas têm a função de auxiliar na diminuição da velocidade do veículo.

Elas funcionam como um componente abrasivo do sistema de freio. Isso quer dizer que as pastilhas geram atrito contra o disco metálico.

O atrito constante desgasta as pastilhas. Caso elas estejam desgastadas, a frenagem fica prejudicada e o risco de acidentes aumenta.

Por isso, é importante saber os sinais de quando as pastilhas precisam ser trocadas. 

Como saber se há desgaste nas pastilhas de freio?

Para saber se as pastilhas de freio do seu carro estão com desgaste, há alguns passos a serem seguidos:

Atenção aos ruídos

O surgimento de ruídos metálicos constantes durante a frenagem geralmente é o primeiro sinal de que é preciso fazer a troca da pastilha.

Ruídos também podem indicar que as pastilhas são de baixa qualidade. Por isso, é importante comprar peças automotivas em lojas de confiança.

Observe a espessura

A espessura mínima da peça deve ser de 2 mm. Caso esteja abaixo disso, é sinal de que a pastilha está provocando atrito excessivo.

Confira os freios

Um sinal de que as pastilhas podem estar desgastadas é a perda de eficiência dos freios, que pode vir junto de um desconforto no pedal.

Esse desconforto pode ser notado quando o pedal está mais duro do que o usual ou quando ele apresenta comportamento diferente do normal.

Atenção à quilometragem

Muitas vezes, o desgaste das pastilhas pode não ser notado por você. Por isso, o ideal é trocar a peça a cada 20 mil quilômetros rodados.

Qual é a hora de trocar a pastilha de freio?

Geralmente, a substituição das pastilhas depende do tempo de uso, local onde o veículo circula e material de fabricação.

Então, é recomendado fazer uma avaliação do componente e checar o manual do veículo.

Também é importante realizar manutenção preventiva para que se identifique eventuais problemas que o sistema de freio como um todo possa ter.

Conheça a Center Peças Fabbri

Agora que você já sabe quando trocar as pastilhas de freio, é importante contar com uma loja de confiança e que venda peças de qualidade.

A Center Peças Fabbri atua no ramo automobilístico de linhas leves e pesadas e é a melhor opção para a compra de peças automotivas online.

Além disso, ainda contamos com os melhores especialistas em serviços mecânicos, sempre à disposição para ajudar os caminheiros em suas viagens.

Entre em contato com a Center Peças Fabbri Sorocaba para saber mais!