Saiba como a embreagem do seu carro funciona

Saiba como a embreagem do seu carro funciona

A embreagem é um componente importante para o bom funcionamento do carro e garante que ele não morra durante a troca de marchas. Mas a embreagem vai muito além do que uma simples pisada no pedal esquerdo.

Localizada entre o motor e a caixa de câmbio, a embreagem está presente em carros manuais e automáticos. É através dela que é transmitida a força do motor para a caixa de câmbio. Além disso, a embreagem também consegue filtrar as vibrações geradas pelo motor, diminuindo ruídos e desgastes dos componentes do sistema de transmissão.

Com tantas funções, é importante conhecer seu funcionamento. Assim, a qualquer sinal de falhas, o motorista está apto a identificar a necessidade de troca e manutenção. Descubra agora como a embreagem do seu carro funciona e conte com a CP Fabbri para adquirir peças automotivas da melhor qualidade!

Como a embreagem é acionada?

Alguns componentes do carro funcionam o tempo todo: é o caso do motor. No entanto, as rodas, por exemplo, não possuem esse mesmo comportamento. Entra em cena a embreagem, que interliga o funcionamento do motor a outras peças que não estão em movimento. A embreagem é formada por três partes: o platô, o rolamento e o disco de embreagem – além do pedal, por onde ela é acionada.

O platô é a peça que está presa diretamente ao volante do carro e é formada por carcaça, placa de pressão e mola diafragma. Já o disco da embreagem é fixada ao eixo piloto de transmissão – que possui estrias que garantem atrito ao disco. Sua extremidade está ligada ao rolamento, ligada à parte interna do volante.

Essas peças garantem o funcionamento da embreagem: que coloca transmissão e rotação do motor em movimento no momento da aceleração, em velocidades diferentes, permitindo a troca de marchas e parada sem que o carro falhe. Ao pisar no pedal esquerdo, esse conjunto é desconectado para a seleção da marcha adequada para a velocidade do veículo. Ao soltar o pedal, o sistema é conectado novamente, garantindo a sincronia do movimento. Com isso, a direção se torna mais confortável e segura.

Cuidados importantes

Por ser um componente essencial, o motorista precisa assegurar o bom uso da embreagem. O conjunto de embreagem possui um custo acessível, desde que utilizado de forma correta. Em casos extremos de mau uso, o valor de manutenção pode até mesmo triplicar, causando a necessidade de retífica da face do volante do motor.

A dica principal é não fazer do pedal o descanso para os pés, e só apoiar-se no momento de uso. Isso evita o desgaste das peças e o superaquecimento do carro.

Utilizar a sequência correta das marchas também é fundamental, pois assim as peças atuam de forma correta e mais suave, aumentando sua durabilidade. Respeitar o tempo de troca do conjunto de embreagem também é importante. Ele pode durar, em média, de 100 mil a 150 mil quilômetros – mas a recomendação é que seja feita a troca ao atingir os 100 mil quilômetros rodados.

Na CP Fabbri você encontra o conjunto de embreagem com os melhores preços. Consulte os endereços das nossas lojas e garanta ao seu carro peças com a garantia que você merece!

0 Comentários