A embreagem é um componente importante para o funcionamento do carro. Utilizado em carros manuais, essa peça é responsável por acoplar o motor com o câmbio. A embreagem garante a transferência homogênea de torque e facilitando a transferência de marcha.
Uma embreagem pode durar até 40 mil quilômetros, quando se faz necessário realizar sua substituição. Mas se não utilizada corretamente, a peça pode comprometer a direção e reduzir o tempo de troca de todo o conjunto.
Há uma série recomendações populares para o bom uso da embreagem. Mas é importante saber quais são os verdadeiros cuidados que a peça necessita para não prejudicar o veículo. Pensando nisso, listamos os principais mitos e verdades sobre o pedal esquerdo para que você possa dirigir com mais tranquilidade e segurança.
A embreagem deve ser acionada antes do freio
Mito! Essa ação pode desgovernar o carro e provocar sérios acidentes. O correto é pisar primeiro no freio e depois na embreagem.
O motorista não precisa usar a embreagem para trocar de marcha
Verdade, embora você precise conhecer muito bem o veículo para dispensar esse pedal. É preciso saber a hora certa da troca de marcha para não usar a embreagem. Muitas pessoas afirmam que com isso a peça consegue durar mais – o que se torna um mito, pois o desgaste das peças, em comparação à troca realizada com a embreagem, é mínimo.
A partida do carro só deve acontecer com a embreagem acionada
Depende. Esse é um dos temas mais polêmicos, pois há quem discorde da afirmação. Enquanto uns dizem que a embreagem suaviza o peso do volante, principalmente quando a bateria está fraca, outros alegam não possuir benefícios mecânicos.
Quanto maior a quilometragem, mais duro fica o pedal
Verdade. Com o tempo, a mola do disco perde sua flexibilidade – o que faz endurecer o pedal. Por isso, é importante respeitar o período de troca recomendado pelo fabricante do carro. Assim, o acionamento será macio e você evita o comprometimento de mais peças do seu automóvel.
Dirigir com o pé no pedal esquerdo não afeta o funcionamento do carro
Mito! O pedal esquerdo só deve receber algum tipo de pressão quando for realmente utilizado. Essa prática diminui bastante o tempo de vida do disco da embreagem, podendo inutilizar o acionamento durante o engate de marchas ou na arrancada.
Sem a embreagem é impossível engatar a marcha
Verdade. Se você não pisar no pedal esquerdo ao realizar a troca da marcha, a ação não será executada. Além disso, há ainda o comprometimento das engrenagens – como o desgaste ou até mesmo a quebra. Utilize a embreagem tanto no engate como no desengate.
Não há problemas ao sair de segunda marcha
Um grande mito. Sempre que o carro estiver parado, é necessário utilizar a primeira marcha. Ao fazer a saída com a segunda marcha, você estará comprometendo o motor e a caixa de câmbio, resultando em um desgaste maior.
Para fazer o carro correr mais, basta pisar na embreagem com a marcha acionada
Mito. Ao invés de impulsioná-lo, você só vai causar um tranco provocado devido à aceleração repentina do motor, aumentando, inclusive, o desgaste da peça.
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