O que é o rodízio de veículos e porque é importante saber sobre ele

rodízio de veículos trânsito

O rodízio de veículos é uma medida que pode impactar diretamente o trabalho daqueles que fazem fretes em diferentes cidades do Brasil.

Mas afinal, você sabe exatamente o que é e como funciona o rodízio? Ter esse conhecimento é essencial para evitar surpresas no seu cotidiano de entregas.

Isso porque há detalhes que precisam ser considerados antes de entrar em qualquer cidade, é necessário estar sempre atento nesse sentido.

Sendo assim, para te ajudar a compreender melhor todo esse sistema, preparamos o texto abaixo. Portanto confira com atenção e prepare-se para fazer fretes sem surpresa!

O que é e para que serve o rodízio de veículos?

Em se tratando da palavra “rodízio”, você muito possivelmente lembrou de churrascarias ou restaurantes em que uma quantia fixa é paga e você pode comer o quanto quiser.

No entanto, com o rodízio de veículos a lógica é bem diferente. O rodízio de veículos é uma medida que visa limitar o tráfego de carros em determinada cidade ou região.

Isso acaba por ser necessário por causa do rápido desenvolvimento pelo qual passam algumas cidades, como é o exemplo de São Paulo.

Esse crescimento, que se dá devido a uma rápida industrialização, gera nas cidades um aumento de população e, muitas vezes, também do número de veículos nas ruas.

Dessa maneira, o rodízio é implantado como uma forma de lidar com os problemas de trânsito inerentes a um crescimento abrupto e não planejado.

Como acontece o rodízio de veículos?

Ele acontece por meio da regulação de quais carros podem circular pela cidade nos horários de pico.

Para isso, os números finais das placas são o parâmetro para essa limitação. Sendo assim, há várias formas de fazer o rodízio funcionar.

Os horários de limitação, por exemplo, podem variar a depender da necessidade. E os números das placas geralmente são dividido pelos dias das semanas.

Assim, é possível alterar os detalhes do rodízio com simples mudanças de dias e horários.

Quais cidades aplicam o rodízio de veículos?

Diversas cidades aplicam o rodízio de veículos de forma permanente ao redor do mundo. Atenas na Grécia, Santiago no Chile e a Cidade do México são exemplos disso.

No Brasil, entretanto, apenas São Paulo, maior cidade do país, é adepta ao rodízio. Portanto, se você um dia tiver a necessidade de entrar em São Paulo, é preciso ficar atento às seguintes regras:

De segunda à sexta-feira o rodízio na capital paulista ocorre das 7h até as 10h e, posteriormente, das 17h até as 20h.

Veículos com finais de placas 1 e 2 estão impedidos de circular na cidade nos horários citados às segundas-feiras, finais 3 e 4 às terças-feiras e assim sucessivamente até as placas de finais 9 e 0 às sextas-feiras.

Agora que você já sabe mais sobre o rodízio, confira os nossos outros posts!

A Center Peças Fabbri é um centro de peças automotivas com anos de experiência tanto nas linhas veiculares leves como nas pesadas.

Portanto, de veículos a CP Fabbri entende. E aqui no nosso blog você conta com os melhores conteúdos. Acesse e confira!

0 Comentários