Porque conferir o número do chassi na compra de usados

Porque conferir o número do chassi na compra de usados

Comprar um carro pode ser um momento muito especial para muitas pessoas. Mesmo quando se trata da compra de um veículo seminovo.

Mas o que era para ser um sonho pode vir a se tornar um grande pesadelo. É possível que o carro novo que você tanto desejou esconda muitos problemas.

Levando isso em consideração, cautela nunca é demais. Conferir o número do chassi é uma maneira simples de garantir que a sua compra não vai trazer dores de cabeça futuras.

Leia os tópicos a seguir e entenda de uma vez por todas a importância da conferência do número do chassi na compra de usados.

O que é o número do chassi?

O número do chassi é a forma mais fácil de conferir a procedência de um automóvel. São 17 caracteres que indicam: modelo, itens de segurança, local e data de fabricação.

Embora seja conhecido popularmente como “número” do chassi, é uma sequência alfanumérica, ou seja, conta também com letras na sua composição.

Seu nome oficial é na verdade a sigla VIN (do inglês Vehicle Identification Number) e ele segue um padrão mundial desde 1981.

Onde encontrar o número do chassi?

O número do chassi pode ser encontrado em diversos lugares. No documento do automóvel há uma indicação impressa de fácil localização.

Outros locais em que o VIN pode ser encontrado são em gravações no motor do carro e no próprio chassi.

Até por conta dessas marcações é comum saber de ladrões de veículos que tem o costume de “raspar o chassi”. Isso é feito justamente para dificultar a identificação do veículo.

Como verificar o número do chassi pode me ajudar na compra de um usado?

O número do chassi pode indicar diversas coisas diferentes. Algumas mais graves do que outras.

Como dissemos anteriormente, a própria procedência ilegal do veículo é perceptível a partir da verificação do VIN. 

Mas, além disso, é possível saber se alguma peça original do veículo foi trocada.

Caso, por exemplo, o VIN gravado no chassi seja diferente do número gravado no motor, é possível que o item tenha sido trocado.

Peças não originais podem causar defeitos

Um automóvel com peças trocadas tem uma probabilidade muito maior de apresentar problemas mecânicos. Ainda mais se as peças trocadas não forem de boa qualidade.

Muito por conta disso, checar o número do chassi pode te proteger de comprar um carro com avarias. Consequentemente, isso pode aumentar a vida útil do seu veículo.

Muita observação é necessária para a compra de um automóvel usado. Em muitos casos, os problemas do auto começam a aparecer só depois de algumas semanas.

Pensando nisso, certifique-se de todos os detalhes antes da compra. Entretanto, se mesmo assim alguma coisa passar despercebida, venha para a Center Peças Fabbri!

A CP Fabbri está no mercado automobilístico há mais de 50 anos e atualmente trabalha com as linhas de leves e pesados.

Center Peças Fabbri Carros 0 Comentários

0 Comentários