Conheça os perigos dos pneus carecas

pneus carecas

Os pneus carecas podem representar um grande perigo para as pessoas no trânsito. No entanto, muita gente ainda insiste em adiar constantemente as trocas de pneu.

Em muitos dos casos, o preço de novos pneus e a ignorância quanto à importância de pneus em bom estado acaba fazendo com que pessoas deixem de trocar esse artigo tão importante de um automóvel.

Em outras situações, diversas pessoas demoram a trocar de pneus por não perceberem o desgaste da borracha com a correria diária.

Seja por qual motivo for, ter um carro com pneus carecas é um perigo não só para si mesmo, como também aos passageiros e todas as pessoas que participam do trânsito com você.

Levando tudo isso em conta, é importante se informar sobre os perigos dos pneus carecas para ter mais atenção com este item do veículo.

O que são pneus carecas?

Todos já devem ter percebido que cada pneu conta com uma série de “caminhos” em si, espaços vazios que o impedem de ter uma aparência completamente plana.

Pneu careca é justamente o termo utilizado para definir quando um pneu perde essas marcas de profundidade, chamadas de sulcos.

A palavra “careca” é utilizada por conta da aparência lisa que o pneu toma a partir do momento em que está muito desgastado.

Para que servem os sulcos do pneu?

Os sulcos ficam posicionados na banda de rodagem dos pneus, podendo ter diferentes formatos dependendo das características de cada pneu.

De maneira geral, todavia, eles têm a função de fazer o escoamento da água das pistas, o que pode evitar problemas, principalmente durante dias chuvosos.

Evitar a perda de estabilidade

Pneus carecas fazem com que os carros tenham uma perda considerável de estabilidade, em especial nas curvas mais acentuadas.

Dessa forma, manter pneus novos garante maior segurança em rodovias que exigem uma velocidade mais alta na circulação de automóveis.

Evitar a aquaplanagem

Outra função importante dos sulcos é evitar o processo de aquaplanagem, quando um veículo em alta velocidade perde brevemente o contato com o asfalto, literalmente planando sobre poças de água.

Nessas situações, os sulcos funcionam para “cortar” e não permitem que o efeito da aquaplanagem aconteça.

Os perigos dos pneus carecas

A falta de estabilidade e o fenômeno da aquaplanagem são problemas causados pelos pneus carecas e que podem gerar acidentes para todos os tipos de veículos.

Consequentemente, ainda que usar pneus carecas seja passível de multas, naturalmente a maior preocupação deve ser com relação à segurança dos motoristas. Até porque responsabilidade e segurança nunca são demais.

Em caso de pneus carecas, entre em contato com a CP Fabbri

Depois deste texto explicativo sobre a importância dos pneus em bom estado, você certamente pensou em checar se seus pneus estão carecas.

Portanto, depois de conferir os pneus, aproveite para entrar em contato com a Center Peças Fabbri, referência há mais de 50 anos no mercado automobilístico no conserto e tratamento de veículos.

O que caracteriza um pneu careca?

Pneu careca é o termo utilizado para definir quando um pneu perde suas marcas de profundidade, chamadas de sulcos.

O que pode causar um pneu careca?

O uso excessivo ou por longos períodos pode deixar os pneus carecas. E as consequências podem ser, principalmente a diminuição do tempo de resposta da frenagem e a perda de estabilidade do veículo.

0 Comentários