A importância do espelho retrovisor para uma direção segura

espelho retrovisor

O espelho retrovisor é um item essencial para todos os automóveis. Não importa se são motos, caminhões ou carros populares, os espelhos contribuem diretamente para a segurança no trânsito.

No cotidiano das pessoas, porém, isso pode acabar passando despercebido por muitas vezes.

Além disso, os retrovisores externos encontram-se em locais extremamente expostos a choques e colisões e, por conta disso, acabam tendo maior propensão a quebrar.

Isso faz com que muitos brasileiros optem pela saída mais criativa e menos indicada: fazer remendos e consertos caseiros.

Visando evitar esse tipo de improviso, vamos explicar abaixo a importância do retrovisor para uma direção segura. Confira!

Quais são os tipos de espelho retrovisor existentes?

Os espelhos retrovisores são basicamente separados em dois tipos diferentes, com nomes autoexplicativos: os externos e os internos.

Os espelhos retrovisores externos são aqueles que ficam do lado de fora dos veículos, ao lado das janelas. Já os espelhos retrovisores internos posicionam-se no teto, entre o banco do motorista e do passageiro.

Para que serve cada tipo de espelho retrovisor?

Espelho Externo

Os espelhos externos têm a função de auxiliar motoristas principalmente no momento das trocas de faixas e ultrapassagem.

No entanto, também são extremamente úteis como referencial na hora de estacionar e fazer balizas.

Espelho Interno

Os espelhos internos, por outro lado, não contribuem na troca de faixas em rodovias, mas ajudam o motorista a ter uma visão dos veículos que estão atrás.

Outra valência dessa peça é o seu uso para visualizar tudo aquilo que está na parte de trás do veículo na hora de dar ré.

Por mais que ainda exista um grande costume de virar o pescoço e olhar para trás, é recomendável que se utilize o espelho retrovisor interno.

Como ajustar os espelhos de forma a ter maior segurança ao dirigir

Explicadas todas as funções dos espelhos retrovisores e, consequentemente, sua importância para uma direção segura, é hora de dar dicas mais práticas sobre o ajuste dessas peças.

Para os retrovisores externos, a ordem é ter a maior visão das pistas ao lado possível, evitando que o próprio carro cubra partes do espelho. 

Isso diminuirá os pontos cegos e contribuirá para uma maior segurança do motorista.

O espelho interno, por outro lado, deve ser ajustado para mostrar todo o vidro traseiro do carro, ou pelo menos a maior parte dele possível.

É sempre bom lembrar também que esse ajuste ideal varia de acordo com a altura e o posicionamento do banco de cada motorista.

Portanto, antes de dirigir um carro com o qual você não está acostumado, estabeleça os espelhos de acordo com a sua preferência.

Espelho retrovisor quebrou? Corre pra Center Peças Fabbri!

Chega de improviso e gambiarra! Os espelhos retrovisores são extremamente importantes para a sua segurança no trânsito.

Para um reparo bem feito, com as melhores peças, conheça a CP Fabbri. A melhor auto peças de Sorocaba, onde o seu veículo é muito bem cuidado. Conheça mais sobre a nossa história e não tenha mais dúvidas na hora de reparar o seu carro.

0 Comentários