Entenda porque está cada vez mais caro encher o tanque de combustível

Entenda porque está cada vez mais caro encher o tanque de combustível

Geralmente quando a economia encontra dificuldades, um dos grandes pontos sentidos pela população em geral é o aumento do custo para encher um tanque de combustível.

Isso acontece porque abastecer o carro costuma ser uma tarefa diária das pessoas. Dessa forma, quando o aumento de preço ocorre, ele é logo notado.

O preço do combustível pode, portanto, ter grande influência dentro de um orçamento familiar ou representar um drástico aumento de dificuldade para trabalhadores e empresários.

Afinal, tanto para os autônomos que fazem fretes, quanto para as maiores empresas desse ramo, o combustível é parte essencial do trabalho.

Ainda que seja de tamanha importância para a sociedade, porém, nem todos sabem porque o preço do combustível aumenta.

Pensando nisso, preparamos uma breve explicação abaixo. Confira!

O custo do tanque de combustível e o preço do barril de petróleo

Como é de conhecimento de boa parte das pessoas, os combustíveis de carros são produtos altamente inflamáveis.

E eles necessitam ser assim justamente para que os motores dos veículos funcionem perfeitamente.

O motivo disso é que, para gerar energia, esses combustíveis passam por um processo de combustão que acaba por gerar energia para o motor.

Exatamente por conta desse processo, inclusive, é que automóveis emitem gases poluentes na atmosfera.

No Brasil, atualmente o combustível mais usado é a gasolina, produzida a partir do refino do petróleo.

Sendo assim, o preço da gasolina está diretamente atrelado ao preço do petróleo, que muitas vezes se caracteriza por oscilar com certa frequência.

Além disso, essa equação toda fica ainda mais complexa quando discutimos a influência do câmbio no preço do combustível.

O barril de petróleo e o preço do dólar

Outro grande problema relacionado ao aumento dos preços do combustível no Brasil é, por mais estranho que possa parecer para alguns, o preço do dólar.

A razão disso é que, em diversas ocasiões, o fornecimento de petróleo vem do mercado externo. E quando isso acontece, o preço é cobrado em dólar.

Dessa maneira, quando o dólar está em alta, a compra do barril de petróleo fica mais cara e, consequentemente, o combustível chega aos postos com um custo mais elevado.

Encher o tanque está caro demais? Controle seus gastos de combustível com a nossa calculadora!

Se você acha que o preço do combustível está caro demais e isso já está refletindo no seu orçamento, então comece agora a controlar seus gastos!

A Center Peças Fabbri pode te ajudar nessa tarefa. Acesse a página da nossa calculadora de consumo de combustível agora mesmo e saiba como!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *