Entenda as principais diferenças entre o escapamento esportivo e o comum

escapamento esportivo

Em carros e motos, os escapamentos fazem parte do imaginário popular muito mais como item decorativo do que funcional dentro dos componentes mecânicos de um veículo.

No entanto, os escapamentos possuem funções técnicas muito importantes e que devem ser melhor observadas.

Um primeiro passo para esse olhar mais preciso, portanto, deve ser o entendimento das diferentes características dos diversos tipos de escapamentos.

Separando de uma forma mais simples, é possível manter o foco apenas entre os escapamentos esportivos e os convencionais.

Para que serve o escapamento?

O escapamento, tanto de carros como de motos, é um canal que serve para expulsar gases de combustão.

Além disso, esses gases são reunidos e resfriados em conjunto e o escapamento ainda conta com um funcionamento que permite a redução de ruídos.

Esse componente, quando em bom estado, contribui para a conservação do motor de um veículo, melhorando o seu desempenho e evitando gastos exagerados de combustível, que podem ser um grande problema a longo prazo para donos de veículo.

Em alguns casos, pode chamar atenção pelo seu design mais arrojado e extravagante.

Assim, dentre os tipos de escapamento, é comum que os modelos esportivos sejam mais atrativos aos olhos desavisados.

Mas, no final das contas, deixando de lado a parte estética, qual a diferença de um escapamento comum para um escapamento esportivo?

A principal diferença entre um escapamento esportivo e um convencional

A diferença técnica mais marcante de um escapamento esportivo para um convencional está no coletor de escape.

Os escapamentos esportivos, via de regra, contam com coletores maiores e mais sofisticados. Apenas isso já é o suficiente para que a capacidade de coleta de gases seja aumentada e, por consequência, haja um ganho de potência na roda.

Outros itens, como o abafador, por exemplo, têm a capacidade de aumentar a potência de um automóvel se estiver em pleno funcionamento.

Isso pode acabar se refletindo também no ronco do motor, que inevitavelmente adquire um tom mais encorpado em comparação com o som feito por escapamentos tradicionais.

Essa, inclusive, é a principal vantagem desse tipo de escapamento: tornar automóveis mais esportivos, ou pelo menos permitir que eles tenham características deste tipo mais marcantes.

Na Center Peças Fabbri você pode ter um escapamento esportivo!

Se as vantagens do escapamento esportivo te interessaram a ponto de você considerar adquirir um para o seu carro, não se preocupe.

Na Center Peças Fabbri você encontra tudo o que você precisa quando o assunto é automóvel. Entre em contato conosco e conheça as nossas condições!

0 Comentários