Dicas para caminhoneiros: como economizar combustível e fazer render o dia de trabalho

dicas para caminhoneiros

Sabemos que economizar combustível é uma das maiores preocupações dos caminhoneiros em todo o país.

Isso acontece, especialmente, devido à alta constante dos impostos, taxas e preços praticados pelos postos de gasolina.

Por isso, fizemos este post com dicas para caminhoneiros que desejam economizar combustível sem perder a performance do veículo nas estradas. 

Acompanhe!

Como economizar o combustível do caminhão

Economizar o combustível do caminhão e ainda manter o bom rendimento por mais tempo a cada dia de trabalho não é uma tarefa fácil.

Mas não se preocupe! Com algumas dicas simples você pode conseguir isso. Veja a seguir.

Calibragem dos pneus

Caminhões que têm as rodas calibradas andam pelas estradas com mais tranquilidade devido à redução do atrito com o solo.

Quando você não calibra os pneus, a performance do veículo fica prejudicada, já que o atrito será maior.

Isso faz com que, consequentemente, o consumo de combustível seja mais elevado. Por isso, não esqueça de calibrar os pneus!

Alinhamento das rodas

O alinhamento aerodinâmico é um grande aliado do consumo de combustível. Isso acontece uma vez que eles evitam que as rotas sejam arrastadas.

Com o alinhamento adequado, as rodas podem girar com facilidade e apresentar um desempenho maior, sem que o gasto de combustível seja aumentado.

Qualidade do combustível

A qualidade do combustível é outro fator que deve ser considerado com atenção. É preciso que você abasteça em postos de confiança.

Isso faz com que você não tenha o desempenho reduzido por conta de misturas inadequadas (adulteração) no combustível que você utiliza.

Além disso, é importante escolher o correto para o seu tipo específico de veículo. Utilize o que é recomendado para o modelo do seu caminhão.

Controle do peso da carga

O excesso de carga é outro fator que aumenta muito o gasto de combustível, pois faz com que o motor tenha que se esforçar mais para funcionar.

Além disso, essa prática é considerada ilegal, quando passa do limite permitido, e pode até mesmo causar acidentes nas estradas.

Manutenções periódicas

Por fim, as manutenções periódicas também influenciam direta e indiretamente no consumo de combustível do seu caminhão.

Assim, essa é uma das principais dicas para caminhoneiros que podemos passar neste post. Faça a manutenção regular do seu caminhão!

Cuide para manter os freios, a suspensão, as correias, o sistema de sinalização, o óleo do motor e outros sempre com a manutenção em dia.

Conheça a Center Peças Fabbri

Agora que você sabe as melhores dicas para caminhoneiros no que tange ao consumo de combustível, conheça a Center Peças Fabbri.

A empresa contribui para a melhora do consumo do seu caminhão oferecendo serviços e peças de alta qualidade para o veículo.

Entre em contato e saiba mais sobre os serviços da empresa e produtos oferecidos nos principais e-commerces do país.

Veja ainda: Entenda por que está cada vez mais caro encher o tanque de combustível

Saiba mais: Está pensando em viajar ou, até mesmo, quer saber qual o consumo de combustível do seu veículo por mês? Faça o cálculo agora mesmo!