Confira todos cuidados com o caminhão que você deve ter!

cuidados com o caminhão que você precisa ter.

A profissão de caminhoneiro é de grande responsabilidade e extrema importância.

Graças a esta categoria temos toda cadeia de abastecimento rodoviário em movimento e fazendo girar nossa economia.

Dentro das responsabilidades do caminhoneiro está a de planejar bem o serviço que deseja exercer, pois dependendo do tipo de entrega como as urbanas, por exemplo, é necessário optar por caminhões menores, os chamados veículos urbanos de cargas (VUC).

Porém se o desejo for a entrega de cargas pesadas é preciso escolher entre os modelos mais apropriados como os do tipo Toco, Truck, Cavalo Mecânico Simples, Cavalo Mecânico Trucado, Carreta, Bitrem ou Rodotrem.

A diferença entre os modelos estará na quantidade de eixos, comprimento da carroceria e capacidade de carga.

Mas uma coisa todos os modelos têm em comum, a necessidade de cuidados preventivos e de manutenção periódica.

Pensando nas necessidades comuns dos caminhoneiros e melhor conservação dos caminhões, listamos abaixo algumas orientações e cuidados com o caminhão que podem ajudar a vida do caminhoneiro.

Manutenção preventiva – melhor aliado

Sabe qual é o verdadeiro parceiro de estrada para o caminhoneiro? A manutenção preventiva.

Apenas a revisão periódica de todos os componentes do caminhão de carga será a grande diferença entre parar o caminhão de forma planejada ou ser obrigado a parar e ter que arcar com prejuízos de perder trabalho e, pior, danos severos que custam muito mais para realizar o reparo.

Apenas a manutenção preventiva pode garantir a avaliação sobre a vida útil das peças mecânicas e elétricas e itens essenciais de segurança como pneus e toda parte de iluminação do caminhão.

Uso correto no dia a dia

Um caminhão cujas peças não são forçadas a um desempenho desproporcional tem vida útil muito mais longa.

Isso acontece com a frenagem, por exemplo. Com a correta operação do sistema de freios a sua eficiência não será comprometida, não ocorrerá superaquecimento dos componentes, nem desgaste excessivo das lonas de freio.

Uma dica simples é evitar repousar o pé sobre a embreagem e manter sempre a velocidade controlada para evitar a necessidade de manobras e freadas bruscas.

De olho nos pneus
Caminhoneiro já sabe que um pneu em mal estado pode causar acidentes e também compromete o desempenho do carro, acarretando em mais consumo de combustível.
Uma revisão específica dos pneus deve ser incluída na manutenção preventiva, mas de qualquer forma, vale a dica de sempre que parar nos postos pelo Brasil afora, atente para manter a calibragem adequada dos pneus e nunca se esqueça do estepe.

Carga adequada

Sobrecarregar o caminhão é um erro que traz graves consequências e prejuízos a longo prazo. Pois o excesso de peso leva ao desgaste de peças, comprometendo tanto o desempenho do caminhão quando a vida útil do equipamento que é imprescindível para o trabalho do caminhoneiro.

Chegou a hora de fazer a manutenção, e agora?

Manutenção com especialistas
Todas as medidas preventivas e os cuidados com o caminhão são fundamentais para a melhor conservação do objeto que é a razão de existir da profissão de caminhoneiro.

Mas uma hora a manutenção com profissional especializado tem que acontecer. Melhor que ela aconteça com quem realmente entende de caminhão e possui todos os serviços como alinhamento, balanceamento, motor, freio, suspensão, enfim todo um aparato de revisão e reparo mecânico de primeira linha para caminhões de profissionais autônomos ou frotas.

Este lugar é a Center Peças Fabbri, o melhor centro de reparos e autopeças de Sorocaba que trabalha com grande variedade de peças automotivas para carros e caminhões.

Aproveite a oportunidade de quem é referência no mercado e faça um orçamento online.

0 Comentários