Como identificar desgaste no amortecedor do caminhão

O amortecedor do caminhão é um dos itens mais importantes para o veiculo e também para a segurança do motorista. Nossos especialistas prepararam dicas para que você possa identificar se o amortecedor do seu caminhão está funcionando de forma correta.

 O amortecedor do caminhão é uma das peças que mais sofre com a baixa qualidade das estradas brasileiras. Isso faz com que se tenha  mais despesas com manutenção e troca de peças.

 Ao final do mês, esses danos se não cuidados, trazem um grande prejuízo financeiro, podendo até mesmo deixar o caminhão parado por um tempo. O que é muito ruim para o motorista.

 Para os veículos pesados, a suspensão é item não apenas para o conforto do motorista, mas também um item fundamental para a sua segurança. Por isso, vale a pena investir nos cuidados com o amortecedor e identificar os desgastes. Confira agora algumas dicas e boa viagem!

Sintomas de desgaste no amortecedor do caminhão

Desse modo, são diversos os sintomas que o amortecedor apresenta quando está com desgaste.

  • Perda de tração

 Quando a tração está ineficiente, o amortecedor está indicando problemas. Isso acontece por conta da trepidação das pistas, onde o amortecedor pode não funcionar corretamente.

 Desta forma, o eixo que traciona o caminhão acaba por não absorver os impactos e pular mais.

  • Vazamento de óleo

 Esse é um dos indícios mais comuns para identificar problemas no amortecedor de caminhão.

 Quando o amortecedor está sujo de óleo é sinal de que há desgaste.

 Nesses casos, há grandes chances de ocorrer choques na suspensão, além de sobrecarga em outros componentes do sistema. Com isso, outras peças acabam sendo comprometidas, como o feixe de molas, por exemplo.

  • Ruídos e estalos ao dirigir

 Se ao estar dirigindo na estrada você ouve ruídos ou estalos, o amortecedor pode precisar ser substituído.

 Desse modo, se o amortecedor estiver desgastado e o caminhão estiver carregado, os danos podem ser ainda maiores.

 Geralmente quando há barulhos ou batidas secas é sinal de que o amortecedor já não está funcionando com eficiência. Essa trepidação constante pode invadir a cabine e ocasionar problemas no sistema.

  • Falta de estabilidade

 Quando o amortecedor apresenta desgaste, a estabilidade do caminhão é o que mais sofre. Isso acontece por conta da má distribuição do peso do cavalo e carroceria.

 Portanto, quando há problemas nos amortecedores de um só lado, o caminhão pode pender e se desestabilizar com facilidade. Como resultado, você estará colocando a direção em risco, principalmente em vias onde é preciso realizar manobras ou fazer curvas sinuosas.

  • Feixe de molas com trincos

 Se ao checar o feixe de molas, você perceber trincos nas peças, cuidado: vale dar uma passada no mecânico para uma conferida no amortecedor. Isso porque ele é responsável por reduzir a contração das molas, ajudando a controlar o movimento das mesmas.

 Quando o amortecedor não está funcionando corretamente, as molas podem dobrar mais do que o suportado – o que resulta em trincas.

  Dessa forma, É hora de dar uma conferida em todo o sistema de suspensão do seu caminhão e garantir que ele esteja com peças de qualidade.

 Na Center Peças Fabbri, você encontra as melhores marcas, indicadas para os mais diversos modelos de carga pesada.

 Além disso, você ainda pode utilizar nossos serviços de manutenção, feitos por uma equipe altamente especializada. Solicite agora um orçamento!

0 Comentários