8 mitos e verdades sobre a embreagem

8 mitos e verdades sobre a embreagem

A embreagem é um componente importante para o funcionamento do carro. Utilizado em carros manuais, essa peça é responsável por acoplar o motor com o câmbio, garantindo a transferência homogênea de torque e facilitando a transferência de marcha.

Uma embreagem pode durar até 40 mil quilômetros, quando se faz necessário realizar sua substituição. Mas se não utilizada corretamente, a peça pode comprometer a direção e reduzir o tempo de troca de todo o conjunto.

Há uma série recomendações populares para o bom uso da embreagem, e é importante saber quais são os verdadeiros cuidados que a peça necessita para não prejudicar o veículo. Pensando nisso, listamos os principais mitos e verdades sobre o pedal esquerdo para que você possa dirigir com mais tranquilidade e segurança.

A embreagem deve ser acionada antes do freio

Mito! Essa ação pode desgovernar o carro e provocar sérios acidentes. O correto é pisar primeiro no freio e depois na embreagem.

O motorista não precisa usar a embreagem para trocar de marcha

Verdade, embora você precise conhecer muito bem o veículo para dispensar esse pedal. É preciso saber a hora certa da troca de marcha para não usar a embreagem. Muitas pessoas afirmam que com isso a peça consegue durar mais – o que se torna um mito, pois o desgaste das peças, em comparação à troca realizada com a embreagem, é mínimo.

A saída do carro só deve acontecer com a embreagem acionada

Depende. Esse é um dos temas mais polêmicos, pois há quem discorde da afirmação. Enquanto uns dizem que a embreagem suaviza o peso do volante, principalmente quando a bateria está fraca, outros alegam não possuir benefícios mecânicos.

Quanto maior a quilometragem, mais duro fica o pedal

Verdade. Com o tempo, a mola do disco perde sua flexibilidade – o que faz endurecer o pedal. Por isso, é importante respeitar o período de troca recomendado pelo fabricante do carro. Assim, o acionamento será macio e você evita o comprometimento de mais peças do seu automóvel.

Dirigir com o pé na embreagem não afeta o funcionamento do carro

Mito! O pedal esquerdo só deve receber algum tipo de pressão quando for realmente utilizado. Essa prática diminui bastante o tempo de vida do disco da embreagem, podendo inutilizar o acionamento durante o engate de marchas ou na arrancada.

Sem a embreagem é impossível engatar a marcha

Verdade. Se você não pisar no pedal esquerdo ao realizar a troca da marcha, a ação não será executada. Além disso, há ainda o comprometimento das engrenagens – como o desgaste ou até mesmo a quebra. Utilize a embreagem tanto no engate como no desengate.

Não há problemas ao sair de segunda

Um grande mito. Sempre que o carro estiver parado, é necessário utilizar a primeira marcha. Ao fazer a saída com a segunda, você estará comprometendo o motor e a caixa de mudanças, resultando em um desgaste maior.

Para fazer o carro correr mais, basta pisar na embreagem com a marcha acionada

Mito. Ao invés de impulsioná-lo, você só vai causar um tranco provocado devido à aceleração repentina do motor, aumentando, inclusive, o desgaste da peça.

Precisa trocar a embreagem do seu carro? Conte com a CP Fabbri! Possuímos uma variedade de fabricantes da linha de leves e pesados, oferecendo o melhor preço da região. Consulte o endereço de nossas lojas e confira todos os nossos serviços!

Como escolher o carro ideal para você?

Como escolher o carro ideal para você?

Comprar um carro é um momento importante na vida de muitas pessoas. No entanto, para que a aquisição seja feita sem arrependimentos, é preciso planejar e ter em mente qual é o carro ideal para o seu estilo de vida. Afinal, com tanta opções à disposição o comprador pode acabar fazendo a escolha errada.

De acordo com o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Editora Abril, os brasileiros andam fazendo a compra do seu automóvel de forma racional. Além disso, o consumidor associa o carro à liberdade – e entende que optar por esse meio de transporte é mais que uma escolha, é uma necessidade. Leia mais “Como escolher o carro ideal para você?”

Como o freio do carro funciona?

Como o freio do carro funciona?

Basta apertar o pedal ou puxar a alavanca e pronto: o freio do carro é acionado. Embora a ação faça parecer simples, o sistema de frenagem é complexo e depende de diversos componentes. O motorista deve ter total atenção e seguir todos os cuidados com o freio do carro para evitar sérios acidentes. Ficar atento ao tempo de revisão, barulhos e dificuldade na hora de frear é essencial.

Para entender como funciona o freio do carro, é preciso saber qual é o sistema de frenagem. Os freios de disco são os mais utilizados e funcionam por conta do atrito de alguns componentes, gerando calor, que se dissipa no ar, e convertendo em energia mecânica para imobilizar o carro. Leia mais “Como o freio do carro funciona?”

O que é e para que serve o disco de freio?

O que é e para que serve o disco de freio?

O bom funcionamento do freio é uma das principais garantias para uma direção mais segura. No Brasil, a maioria dos automóveis saem da fábrica com freio a disco nas rodas dianteiras. Feitos geralmente de cerâmica ou ferro fundido, ele é um dos componentes que garantem a boa frenagem do veículo – e por isso merecem cuidados na manutenção e respeito ao tempo certo de troca.

O freio a disco vem acompanhado das pastilhas, um componente simples de trocar e de baixo custo, que facilita a identificação da necessidade de troca da peça. É hora de descobrir o que é e para que serve o disco de freio – fique atento às suas especificações, dicas de cuidado e período de troca para ficar tranquilo na hora de dirigir. Leia mais “O que é e para que serve o disco de freio?”

7 dicas para reduzir o consumo do combustível

7 dicas para reduzir o consumo do combustível

Para economizar com o combustível não há mistérios: uma boa direção, manutenção periódica e abastecer em um local de confiança são palavras chave para deixar seu carro impecável. Além disso, algumas práticas como dirigir com pneus calibrados, por exemplo, fazem toda a diferença.

Reduzir os gastos com gasolina pode fazer muita diferença no bolso. Segundo estudos, a média de gastos anuais com combustível é de R$3.201 a R$4.482, quando analisados os 20 automóveis mais vendidos no país. Se você está em busca em diminuir esse gasto sem precisar deixar o carro na garagem, confira agora as 7 dicas para reduzir o consumo do combustível. Leia mais “7 dicas para reduzir o consumo do combustível”

Como funciona a desvalorização dos carros?

É fato: assim que sai da concessionária, o carro já começa a desvalorizar, perdendo de 15 a 20% do do valor. A taxa de depreciação de um carro é um dos principais pontos para se avaliar na hora de comprar – e vender – um veículo. Marca, ano de fabricação e categoria são alguns dos agravantes para o nível de desvalorização. Leia mais “Como funciona a desvalorização dos carros?”

Center Peças Fabbri Carros 0 Comentários

Qual o momento certo de trocar os pneus?

Antes de pegar estrada ou sair com seu carro para dar uma volta pela cidade, é importante conferir calibragem, pressão e todas as condições do pneu. Essa tarefa deve ser realizada constantemente, para garantir uma direção segura e tranquila. Mas mesmo com a revisão periódica, muitos motoristas ainda sentem dúvidas de qual é o momento certo de trocar os pneus. Leia mais “Qual o momento certo de trocar os pneus?”

Center Peças Fabbri Pneus 0 Comentários

Gasolina ou Diesel? Saiba qual motor escolher

Vai comprar um carro? Além de cor e modelo, saber escolher o tipo de motor também é fundamental. Afinal, ele está entre os itens de determinam os custos mensais que você terá com a nova aquisição. Existem duas opções: a diesel ou a gasolina – cada um indicado para uma finalidade diferente. Leia mais “Gasolina ou Diesel? Saiba qual motor escolher”