Aditivo para radiador: confira os benefícios de usar

O aditivo para radiador é imprescindível para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. Confira nossas dicas.

O que controla a temperatura do motor do carro é o sistema de arrefecimento.

Ele é composto, entre outras peças, pelo radiador. Basicamente tem o papel de regular o comando térmico. É responsável pela troca de calor do motor com o meio ambiente.

De cara, você já viu dois grandes motivos para manter o sistema de arrefecimento, particularmente o radiador, em bom estado de funcionamento.

Quando o radiador não funciona corretamente, há uma elevação na temperatura do motor que pode levar a danos severos da mecânica do carro. Dentre eles o rompimento da mangueira, da boca ou da tampa do radiador.

Outro prejuízo é o consumo excessivo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes.

 

Aditivo para radiador como prevenção

O simples uso de aditivo para radiador é o meio de prevenção de danos ao veículo e à vida do condutor e passageiros, causado pelo aquecimento do motor.

O aditivo é usado para que o líquido (água) do sistema de arrefecimento não ferva nem congele.

Sem este equilíbrio o funcionamento do motor fica comprometido. O aditivo por sua composição, ajuda a atingir o ponto de controle de temperatura adequados.

Ele também possui ação lubrificante evitando a corrosão de componentes do motor por onde a água de todo sistema de arrefecimento circula.

 

Falta de informação gera desconfiança

O uso de aditivo para radiador é recomendado pelos fabricantes de veículos há décadas. Mas apesar disso, culturalmente há uma desconfiança do consumidor brasileiro sobre sua real necessidade.

Contudo a verdade é que o uso de aditivo para radiador cumpre um papel muito importante de evitar o superaquecimento do motor e ainda prevenir corrosão nas partes metálicas e da bomba d’água, causada pelo contato da água.

 

Consulte o manual do carro

Embora a maioria dos aditivos sejam a base de etilenoglicol, há atualmente fórmulas distintas, inclusive biodegradáveis.

O fato é que cada motor é projetado para funcionamento com aditivos específicos.

Alterações podem comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.

Para descobrir qual o tipo mais adequado para o seu carro, basta consultar o manual do veículo.

Assim, é também mais uma garantia de obter a recomendação do fabricante para o uso do aditivo para radiador e ficar tranquilo com esta prevenção.

 

Troca do aditivo para radiador

A recomendação média é que a troca do aditivo para radiador ocorra anualmente ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

Verifique se esta informação de periodicidade, assim como a quantidade recomendada de aditivo, consta no manual do carro.  E claro, realize a troca preventiva para sua segurança veicular.

 

Serviços mecânicos especializados

Da mesma forma que recomendados que consulte o manual do carro para saber qual o aditivo indicado para o seu carro, queremos que você conte com a melhor assistência para serviços de mecânica em geral.

Na Center Peças Fabbri, presente no mercado automotivo há mais de 50 anos, além do melhor custo x benefício em autopeças de Sorocaba, você vai encontrar um serviço especializado de mecânica em geral. Sempre zelando para cuidar muito bem do seu veículo.

Aproveite e peça agora um orçamento online.

2 Comentários

  • 6 cuidados com o ar-condicionado do carro - Center Peças Fabbri

    […] Confira os benefícios do uso de aditivo no radiador […]

  • O carro ferveu? Saiba mais sobre a Elevação de Temperatura do veículo

    […] Veja também: aditivo no radiador: veja os benefícios de usar […]