O que controla a temperatura do motor do carro é o sistema de arrefecimento.
Ele é composto, entre outras peças, pelo radiador. Basicamente tem o papel de regular o comando térmico. É responsável pela troca de calor do motor com o meio ambiente.
De cara, você já viu dois grandes motivos para manter o sistema de arrefecimento, particularmente o radiador, em bom estado de funcionamento.
Quando o radiador não funciona corretamente, há uma elevação na temperatura do motor que pode levar a danos severos da mecânica do carro. Dentre eles o rompimento da mangueira, da boca ou da tampa do radiador.
Outro prejuízo é o consumo excessivo de combustível e um maior índice de emissão de poluentes.
Aditivo para radiador como prevenção
O simples uso de aditivo para radiador é o meio de prevenção de danos ao veículo e à vida do condutor e passageiros, causado pelo aquecimento do motor.
O aditivo é usado para que o líquido (água) do sistema de arrefecimento não ferva nem congele.
Sem este equilíbrio o funcionamento do motor fica comprometido. O aditivo por sua composição, ajuda a atingir o ponto de controle de temperatura adequados.
Ele também possui ação lubrificante evitando a corrosão de componentes do motor por onde a água de todo sistema de arrefecimento circula.
Falta de informação gera desconfiança
O uso de aditivo para radiador é recomendado pelos fabricantes de veículos há décadas. Mas apesar disso, culturalmente há uma desconfiança do consumidor brasileiro sobre sua real necessidade.
Contudo a verdade é que o uso de aditivo para radiador cumpre um papel muito importante de evitar o superaquecimento do motor e ainda prevenir corrosão nas partes metálicas e da bomba d’água, causada pelo contato da água.
Consulte o manual do carro
Embora a maioria dos aditivos sejam a base de etilenoglicol, há atualmente fórmulas distintas, inclusive biodegradáveis.
O fato é que cada motor é projetado para funcionamento com aditivos específicos.
Alterações podem comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.
Para descobrir qual o tipo mais adequado para o seu carro, basta consultar o manual do veículo.
Assim, é também mais uma garantia de obter a recomendação do fabricante para o uso do aditivo para radiador e ficar tranquilo com esta prevenção.
Troca do aditivo para radiador
A recomendação média é que a troca do aditivo para radiador ocorra anualmente ou a cada 30 mil quilômetros rodados.
Verifique se esta informação de periodicidade, assim como a quantidade recomendada de aditivo, consta no manual do carro. E claro, realize a troca preventiva para sua segurança veicular.
Serviços mecânicos especializados
Da mesma forma que recomendados que consulte o manual do carro para saber qual o aditivo indicado para o seu carro, queremos que você conte com a melhor assistência para serviços de mecânica em geral.
Na Center Peças Fabbri, presente no mercado automotivo há mais de 50 anos, além do melhor custo x benefício em autopeças de Sorocaba, você vai encontrar um serviço especializado de mecânica em geral. Sempre zelando para cuidar muito bem do seu veículo.
Aproveite e peça agora um orçamento online.