7 dicas para cuidar do amortecedor do seu carro

O Amortecedor é uma peça que precisa de muitos cuidados. E é por isso que nossos especialistas prepararam 7 dicas incríveis para o seu carro. Veja

A estabilidade do veículo é o que permite que impactos causados por lombadas, buracos ou desníveis do solo sejam absorvidos ou minimizados. E, esta estabilidade é proporcionada pelo chamado sistema de amortecimento. Que tem como protagonista, o Amortecedor.

 A sua ausência ou seu mal funcionamento comprometem não apenas o conforto e a segurança de motorista e passageiros. Ele também coloca  a vida útil do veículo em “xeque”, pois as peças mecânicas sofrem desgaste.

 O sistema de amortecimento é composto por vários componentes:

 –  O amortecedor e a mola, que juntos atuam para amenizar as irregularidades do solo.

 –  O braço oscilante: que tem a função de apoio para a coluna de suspensão e para o chassi.

 –  O pivô de suspensão: que auxilia o movimento da coluna da suspensão.

 –  As buchas: que impedem o atrito e o ruído das peças metálicas,

  – A barra estabilizadora: responsável pela ligação entre uma coluna de suspensão e a outra, e por fim os pneus, que ao ficarem gastos por desalinhamento ou desbalanceamento da direção também comprometem todo o sistema de amortecimento.

Fique atento aos sinais de desgaste do sistema de amortecimento

 Ao perceber instabilidade no carro ou ouvir ruídos na suspensão saiba que são sinais que o sistema de amortecimento está apresentando falha.

 A recomendação é a busca por um serviço profissional que faça a inspeção. E claro, promova a troca de peças pontualmente ou de todo o sistema, a depender do grau de desgaste das peças.

 E como a prevenção é sempre o melhor remédio, siga as nossas dicas para cuidar do sistema de amortecimento.

1 – Inspeções periódicas:

 não há nada melhor para sua segurança e também para o seu bolso do que fazer sempre revisões preventivas no carro.

 Com a inspeção certa é possível detectar desgaste das peças antes que acidentes ou danos materiais sejam agravados.

2 – Excesso de peso:

 exagerar no carregamento de bagagens interfere na estabilidade do veículo, pois compromete a suspensão. A forma de dispor e organizar o peso das bagagens é importante: coloque as bagagens mais pesadas próximas ao centro do bagageiro/porta-malas e distribua as demais ao redor para evitar sobrecarga.

3 – Evite buracos:

 infelizmente nossas ruas, avenidas e estradas parecem campeonatos de rallys, mas na medida do possível fuja dos buracos. Se for inevitável passar por ruas de terra muito irregulares, dirija em baixa velocidade e desvie dos buracos maiores.

4 – Lombadas ou declives:

 os obstáculos físicos como lombadas, declives ou tartarugas existem por uma questão de segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Ignorá-los ou querer desviar passando de lado nas lombadas é um risco para a segurança de todos e também causa desgaste desproporcional ao sistema de suspensão do veículo.

5 – Prefira peças originais:

 na necessidade de troca de peças na revisão corretiva, opte sempre por peças originais e não as recondicionadas. Peças assim oferecem risco para sua segurança e só adiam o problema.

6 – Calibragem dos pneus:

 rodar com os pneus murchos ou com calibragem inadequada tem relação direta com sua segurança e também impacto na suspensão. Faça a calibragem semanal ou toda vez que parar no posto para abastecer. Verifique a indicação do fabricante para regular corretamente a calibragem.

7 – De olho na quilometragem:

 mesmo que nenhum sinal de desgaste seja percebido, a quilometragem do carro deve ser o maior indicador para a necessidade de uma revisão do carro. Observe a indicação do fabricante, mas uma orientação geral que pode evitar problemas maiores com o sistema de amortecimento é fazer a inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores a cada 20 mil quilômetros rodados, e entre 50 e 70 mil quilômetros a troca do conjunto de suspensão é recomendada.

Faça a manutenção na Center Peças Fabbri

 A Center Peças Fabbri tem mais três motivos para você confiar à prevenção ou a manutenção do sistema de amortecimento do seu carro: atendimento especializado, amplo portfólio de peças e agilidade no orçamento.

 As três unidades da Center Peças Fabbri em Sorocaba trabalham com peças de primeira linha para carros, caminhões e utilitários.

 A tradição em serviços automotivos há mais de cinco décadas é também o que permite oferecer uma equipe especializada e a agilidade no atendimento e retorno do orçamento que fazem toda a diferença.

  Entre em contato e saiba mais.

0 Comentários