5 dicas para manutenção do carro

5 dicas para manutenção do carro

Você sabia que o brasileiro costuma passar cerca de 4 anos e 11 meses em um carro? Os dados da pesquisa realizada por uma empresa francesa mostra que nós somos os que mais ficam em um automóvel. Por ser tão importante no nosso dia a dia, a manutenção deve ser tarefa obrigatória para garantir o bom funcionamento do carro em todos os momentos.

A manutenção do carro é algo que não tem como escapar, muito menos deixar para mais tarde. Afinal, sem os devidos cuidados ele pode falhar no momento em que você mais precisar – causando problemas ainda maiores (e mais caros). De acordo com o tempo de vida do automóvel e seus quilômetros rodados, é preciso ficar atento com a qualidade das peças e sua necessidade de troca ou manutenção.

Confira agora algumas dicas para realizar a manutenção do carro sem stress e garantir uma direção segura. Descubra os principais pontos de atenção e mantenha o seu carro como se fosse um eterno zero quilômetro!

1: Faça a manutenção periodicamente

Checar o estado do veículo deve ser uma tarefa sagrada para o motorista – e não algo feito apenas por conta da obrigatoriedade. Um check-up rápido antes de pegar a estrada, por exemplo, é fundamental mesmo com pouco tempo de uso do carro.

2: Atenção com a troca do óleo

A atenção deve ser tanto para o óleo lubrificante como o filtro de óleo. A recomendação é realizar a troca a cada 10 mil quilômetros ou após 6 meses para evitar problemas mais graves com o motor.

3: Manual do proprietário

Esse é o item que muitos sequer chegam perto, mas é nele que estão informações importantes sobre como cuidar do carro. Perca alguns minutos do seu dia e faça uma breve leitura das recomendações do fabricante – você verá que ficará mais simples se programar para a manutenção de cada item.

4: Freios

Sempre que o automóvel rodar 10 mil quilômetros é preciso fazer a revisão de todo o sistema de frenagem. Essa ação previne uma série de acidentes e garante que o carro esteja 100% para rodar. Para o fluido de freio, a troca pode ser realizada uma vez ao ano.

5: Cuidado para não fritar seu carro

A limpeza do sistema é coisa séria: o radiador e o reservatório de expansão merecem cuidados a cada 30 mil quilômetros – além do fluido, responsável pela refrigeração do motor. Respeite esse tempo de troca para não comprometer o funcionamento do seu carro.

Além das peças, se preocupar com o bom uso do veículo, uma direção segura e o abastecimento em postos de combustível confiáveis também colaboram para aumentar o tempo de vida do veículo. Com essas dicas, você estará mais preparado para uma manutenção preventiva. Conte com a CP Fabbri para a reposição de peças de manutenção e acessórios que deixam o carro com o seu estilo e pronto para te levar aonde for. Consulte nossos endereços e venha conferir de perto nossas condições especiais!

0 Comentários