Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), os motoristas de caminhão rodam cerca de 10 mil quilômetros por mês, trabalhando aproximadamente 11 horas por dia. Isso mostra o quanto é exigidos desses veículos, que precisam constantemente de manutenção para estarem aptos a rodar pelo país.
Além da quantidade de horas dedicadas na direção, sabe-se que a qualidade das rodovias brasileiras
é baixa – mais um fator que compromete o tempo de vida das peças do caminhão. Para que você consiga fazer a manutenção correta do veículo, evitando ficar parado nas estradas, confira agora as dicas de manutenção para o seu caminhão. Isso vai contribuir na prevenção de acidentes e ainda te fazer economizar. Tome nota!
Check List da manutenção do caminhão
Um veículo tão grande, cujo desempenho é fortemente requisito em todas as viagens, precisa de uma manutenção caprichada para evitar problemas no meio da viagem. Uma das melhores formas de garantir que tudo seja checado é pensar em uma lista de tarefas que precisam ser realizadas periodicamente.
- Sistemas de iluminação
Muitos caminhões trafegam à noite nas estradas e vias da cidade, e por isso precisam estar com os faróis e luzes em perfeitas condições. A troca deve sempre ser feita em pares – assim você garante que a iluminação seja feita com a mesma intensidade dos dois lados do veículo.
- Frenagem
Ponto de extrema atenção do motorista, pois uma falha nos freios pode acarretar em graves acidentes. Vale inspecionar o fluido do sistema hidráulico e sempre drenar a água condensada nos reservatórios do sistema pneumático.
- Sistema e exaustão
Quando há vazamentos, a ida ao mecânico deve ser imediata. Para não comprometer entregar e te impedir de continuar a viagem, verifique se há vazamentos, danos, suportes ou barulhos estranhos que indique algo errado.
- Filtro de ar do motor
Essa tarefa deve ser realizada em toda troca de óleo. Em caso de manchas no filtro, deixando-o mais escuro, a troca é obrigatória. Já em caminhões que rodam constantemente, essa troca deve ser realizada em períodos mais curtos, o que garante um bom desempenho e menos emissão de poluentes.
- Líquido de lavagem do para-brisa
Pode parecer um item dispensável, mas é fundamental que haja água à disposição para lavar o para-brisa. Uma dica que facilita na limpeza é adicionar um pouco de detergente, que ajuda a deixar os vidros mais limpos e com melhor visibilidade.
Além do check list de segurança, hábitos como evitar freadas e acelerações bruscas, preferir um posto de combustível e segurança e realizar as manutenções preventivas, de acordo com a recomendação do fabricante são algumas medidas que o motorista precisa inserir na sua agenda. Assim, o caminhão fica mais seguro e seu desempenho é sempre como o de um veículo novo.
Precisando de peças para caminhão? Na CP Fabbri você encontra! Aqui, as peças e acessórios obrigatórios para dirigir um caminhão com conforto e segurança são das melhores marcas do mercado, e com os melhores preços da região. Solicite agora um orçamento!
Quer receber nossos conteúdos exclusivos? Preencha abaixo: