Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Troca de óleo: todos os carros têm o mesmo prazo para troca?

mar 28, 2023 | Troca de Óleo

Todos os carros têm a mesma frequência de troca de óleo? O que eu faço num carro posso fazer no outro?

Confira hoje todas as informações para que não haja mais dúvida sobre troca de óleo.

Todos os carros têm a mesma frequência de troca de óleo?

Na verdade, não há um padrão. A “regra” de que você precisa trocar a cada 10 mil km ou a cada ano não vale para todos os carros. 

A quilometragem e o prazo em meses para troca do óleo são definidos pelo fabricante e podem variar de acordo com uma série de fatores.  Veja abaixo alguns exemplos:

Renault Master 2.3 – troca recomendada a cada 20.000 km;

Nissan Kicks 1.6 – troca recomendada a cada 10.000 km;

Sandero RS 2.0 – a troca é recomendada a cada 8.000 km.

Por isso, sempre consulte as especificações do fabricante.

Se eu rodo muito ou pouco com o carro, dá diferença?

Uma pessoa que enfrenta horas de trânsito pesado diariamente pode ter que fazer a troca antes do que o motorista que roda só aos finais de semana, por exemplo.

Então se você utiliza o carro diariamente, sofre com o trânsito caótico das grandes cidades, altas temperaturas, passa por muitas ruas e estradas esburacadas, essa troca de óleo provavelmente vai cair para 50% da quilometragem indicada.

Se é recomendado que se troque a cada 10 mil, por exemplo, a pessoa que roda muito deve trocar a cada 5 mil quilômetros.

 

Qual o melhor tipo de óleo para o meu carro?

 

Os óleos automotivos podem ser do tipo mineral, semissintético ou sintético.

 

Minerais: obtidos a partir da separação de componentes do petróleo, uma mistura de vários compostos.

Sintéticos: feitos artificialmente em laboratórios — com isso, os cientistas conseguem controlar todas as propriedades do produto.

Semissintéticos: são uma mistura dos anteriores, em laboratório. É uma maneira de equilibrar o menor custo dos minerais com as melhores propriedades dos sintéticos.

Os óleos sintéticos são os mais avançados e caros. Os minerais são baratos, mas não duram tanto. Já os semissintéticos, mistura entre os anteriores, tentam unir esses dois extremos.

Para saber qual o óleo ideal para o seu carro, verifique as orientações do manual do seu carro, onde terá também outras informações acerca da viscosidade e desempenho do lubrificante.

 

Usar um óleo diferente do especificado no manual pode causar problemas no motor do carro. Se, mesmo assim, você optar por usar um óleo sintético no lugar de um semissintético ou mineral, escolha uma especificação bem semelhante e faça uma limpeza completa, inclusive desmontando o cárter, a bomba de óleo e a tampa de válvulas. 

Não misture óleos diferentes em uma mesma troca.

 

Sempre bom reforçar: a informação mais precisa e correta encontra-se no manual do proprietário. O período de troca está associado com as horas de motor trabalhada e as definições do fabricante.

Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!

 

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.

Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

 

Últimos Conteúdos