A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo, ou seja, é o sistema de suspensão que absorve os impactos no solo e reduz os solavancos e vibrações da cabine, além de ajudar a garantir a segurança dos passageiros.
Você sabe identificar problemas de suspensão dos carros? Confira aqui todas as dicas de como identificar logo no início e não ficar na mão!
Sistema de suspensão
Quando falamos sobre a suspensão automotiva, muitas pessoas pensam apenas aos amortecedores, mas o sistema é composto por muitos outros componentes:
- Molas
- Barras estabilizadoras (que diminuem a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade)
- Bieletas (peças que ligam as barras ao amortecedor)
- Pivô de suspensão: (liga o chassi à carroceria; é por meio dele que a coluna da direção gira em seu próprio eixo, até mesmo nos movimentos de subida e descida).
- Bandejas de suspensão (sustentam e controlam a movimentação das rodas)
Todos esses itens fazem com que o veículo trafegue confortavelmente, com estabilidade direcional em movimento e durante as frenagens.
Identificando problemas
Com o uso e o passar do tempo, o sistema de suspensão sofre desgastes naturais. É importante você identificar o quanto antes para que seu carro não perca desempenho e estabilidade.
Confira abaixo alguns dos sinais de que há algo de errado com seu sistema de suspensão:
Direção
São comuns balanços bruscos no carro quando o amortecedor está desgastado, o que indica que a suspensão deve ser checada.
Consulte o seu mecânico de confiança para que ele avalie o problema e realize a troca da peça se necessário.
Falta de estabilidade
Se ao fazer curvas, você percebe falta de estabilidade e precisa reduzir a velocidade, isso pode ser sinal de que os amortecedores não estão funcionando como deveriam ou que as molas estão desgastadas.
Monobloco rachado
Se o monobloco tiver trincas, principalmente em partes próximas às torres de amortecedores, é preciso procurar ajuda, pois alterações na estrutura podem comprometer todo o sistema.
Vazamentos
Caso note manchas de óleo no chão, pode ser que esteja ocorrendo um vazamento nos amortecedores. O indicado é que procure um profissional especializado e peça uma análise.
Desgaste de pneus
Outro sinal a se observar é o desgaste irregular dos pneus. Quando existem problemas nas suspensão, os pneus sofrem diretamente.
Ruídos
Barulhos altos e fora do comum também são sinais de que a sua suspensão pode estar comprometida.
Esses barulhos podem significar que algo está errado em pelo menos algumas das peças, como a biela folgada, buchas de borrachas desgastadas, pivôs, terminais axiais folgados, coxins quebrados ou deteriorados. Quando uma delas se afrouxa, a diferença de movimento da suspensão dianteira e traseira causa batidas e som forte.
Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, a CP Fabbri trabalha com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!