A caixa de direção tem papel fundamental no funcionamento do carro. Ela converte a rotação do volante em movimento horizontal e transmite para as rodas. Quando o veículo está com problemas na caixa de direção, o motorista pode correr perigo – pois ele terá dificuldades em guiar o carro, o que pode ocasionar sérios acidentes.
A manutenção na caixa de direção deve ser levada a sério. Para saber como descobrir se há problemas neste sistema, confira agora algumas dicas de como fazer a manutenção e identificar problemas.
Tipos de caixa de direção
A caixa de direção do carro depende do modelo. Os veículos de passeio mais atuais possuem pinhão e cremalheira, sendo divididos em:
- tipo pinhão e cremalheira sem auxílio
- com auxílio hidráulico
- com auxílio elétrico
Esses tipos de caixa de direção costumam ser mais leves, mas precisam de atenção redobrada para evitar desgastes. Isso porque um problema neste sistema que não é reparado a tempo pode causar custos elevados, além de acidentes.
Folgas na direção
Um dos principais problemas que podem ocorrer na caixa de direção são as folgas. Um dos sinais de que há problemas é quando o motorista gira o volante com o carro parado e o movimento não é transmitido às rodas. Isso é ocasionado quando há um desgaste no pinhão e cremalheira.
A dica é não trocar de imediato a caixa de direção, pois o problema pode estar sendo causado por outros componentes, como o terminal de direção com folga, problemas de fixação entre a coluna de direção e a caixa, além de terminais da direção com defeito ou gastos.
Ruídos durante manobras são sinais de alerta
Quando as manobras provocam ruídos estranhos, a caixa de direção pode estar dando sinais de que há problemas. No entanto, esse também pode um alerta para outros problemas no carro. Aqui, também é fundamental levar o carro direto ao mecânico, para que sejam avaliados todos os componentes e identificado o problema.
Volante com trepidação pode indicar problemas
Quando o volante trepida em baixas velocidades é sinal de que há problemas na caixa de direção. Mas atenção: se ele trepidar em velocidades maiores, é mais provável que outro componente esteja precisando de manutenção. Entre as peças que também causam este problema estão rodas amassadas, pneus com defeito e danos na junta homocinética.
Direção dura
Quando o carro mostra que está em perfeitas condições, o motorista não tem dificuldades em movimentar o volante, seja o sistema de direção hidráulico ou elétrico. No entanto, quando a direção está dura, isso pode significar problemas neste ou em outros componentes.
Além desses sinais, é importante estar atento a vazamentos que podem ser causados por problemas nos retentores, que são extremamente prejudiciais e podem comprometer por completo a caixa de direção. Por isso, faça sempre revisões periódicas e não se esqueça de manter uma direção segura e consciente para prevenir desgastes desnecessários no seu veículo.
Precisando de peças e manutenção no seu carro? Conte com a Center Peças Fabbri! Aqui, você encontra as principais marcas de peças e acessórios automotivos, além de serviços de manutenção com os melhores especialistas e as melhores condições de pagamento!