Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Troca de óleo: tudo o que você precisa saber

out 18, 2022 | Troca de Óleo

Será que você sabe tudo sobre troca de óleo? Sabe a hora certa de verificar o óleo? E qual é o óleo indicado para seu veículo? Você sabe se é aconselhável ou não usar aditivo? Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre troca de óleo do seu automóvel!

 

São bastante comuns problemas mecânicos resultantes de ausência de troca de óleo ou uso de óleo inadequado. É preciso ficar atento a alguns fatores.

 

Qual o prazo ideal para trocar o óleo do meu carro?

Recomenda-se que o óleo seja trocado a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados, ou um ano, o que vier primeiro.

 

Caso você faça muito uso, muito tempo parado no trânsito (caso de motoristas de aplicativos, taxistas etc.), o ideal seria reduzir esse prazo pela metade.

 

Quando trocar o óleo, não se esqueça de trocar o filtro também ou realizar a limpeza.

 

Qual o melhor tipo de óleo para o meu carro?

Os óleos automotivos podem ser do tipo mineral, semissintético ou sintético.

 

Minerais: obtidos a partir da separação de componentes do petróleo, uma mistura de vários compostos.

 

Sintéticos: feitos artificialmente em laboratórios — com isso, os cientistas conseguem controlar todas as propriedades do produto.

 

Semissintéticos: são uma mistura dos anteriores, em laboratório. É uma maneira de equilibrar o menor custo dos minerais com as melhores propriedades dos sintéticos.

 

Qual o melhor para o seu carro? Essa informação você terá no manual do seu carro, onde terá também outras informações acerca da viscosidade e desempenho do lubrificante.

 

Viscosidade é importante na troca de óleo?

 

Sim! Você deve usar a recomendada pelo fabricante do seu veículo. Ou seja: nunca opte por um óleo de viscosidade maior ou menor do que o recomendado para o motor do seu carro, mesmo que ele esteja muito rodado.

 

O que significam as siglas na embalagem?

 

Você já deve ter visto que há sempre um número, a letra “W” e, em seguida, outro número.

A letra “W” refere-se a winter (inverno em inglês). O número antes do W remete ao ponto de fluidez do óleo em temperaturas baixas e, quanto menor esse número, mais fluido ele será quando frio.

 

O segundo número de dois dígitos após o “W” é referente a norma SAE (Society of Automotive Engineers – EUA) e traz informações quanto à viscosidade do óleo em altas temperaturas.

Quanto mais alto esse número, mais viscoso o óleo será e maior a proteção ao motor.

 

E se eu precisar completar o óleo?

Caso seja necessário completar o óleo em algum momento, não há problema em misturar óleos de marcas diferentes desde que eles sejam da mesma especificação.

 

 

Usar ou não aditivos na troca de óleo?

Se você estiver usando o óleo indicado pelo fabricante, não coloque mais aditivos, pois isso pode prejudicar o motor e entupir o sistema.

 

Outro ponto a ser considerado é em relação à garantia. Se for comprovado o uso de aditivos, o proprietário poderá perdê-la.

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!

 

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.

 

Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

 

 

Últimos Conteúdos