Revisão de férias: os 8 itens mais importantes para verificar no carro antes de viajar

carro

Uma viagem de férias com a família é o momento de descansar e não pensar em problemas.

Para isso, é necessário verificar no carro antes de viajar uma série de itens, garantindo a segurança da viagem e o merecido descanso.

Por que é importante fazer a revisão do carro antes de viajar?

Os veículos devem passar periodicamente por manutenções preventivas, já que suas peças têm um tempo de vida útil e precisam ser revisadas.

A revisão traz a segurança de que o carro está funcionando de forma correta e ajuda a economizar o custo de futuros problemas.

Porém, mesmo que as revisões estejam em dia, é importante realizar uma especialmente antes de viajar.

No meio da estrada, fica muito mais difícil encontrar uma oficina – e alguns problemas podem comprometer a segurança da família.

Quando o carro tem algum problema no meio da cidade, é muito mais simples resolvê-lo com sinal de celular e oficinas por perto.

8 itens para verificar no carro antes de viajar

1. Fluido do radiador

O fluido utilizado no radiador ajuda a manter o equilíbrio na temperatura do motor. Por isso, é interessante usar fluidos com aditivos específicos.

É recomendado encher o radiador com o líquido refrigerante antes de alguma viagem, quando o carro estiver frio.

2. Óleo e fluido

Antes de uma viagem, é preciso verificar se o óleo apresenta uma cor clara e fluida; um óleo escuro e gelatinoso deve ser trocado.

O fluido de transmissão também deve ser verificado na revisão, sempre verificando as instruções do manual do proprietário.

3. Sinalização e iluminação

Verificar lanternas, faróis, luz da placa, luzes de freio e seta é essencial antes da viagem.

Além das lâmpadas tornarem a viagem mais segura, conduzir um veículo com algum problema de iluminação é uma infração que gera multa.

4. Pneus

Calibrar o pneu antes de pegar a estrada é um cuidado básico. Portanto, é importante conferir no manual a quantidade de pressão adequada.

Verificar o estado dos pneus também é importante. Pneus carecas, além de muito perigosos na estrada, geram multa para o motorista.

5. Limpador de para-brisa

Os limpadores precisam ser revisados antes das viagens, a fim de viajar com a segurança de que alguma chuva não vai tirar a visibilidade da estrada.

6. Bateria

A bateria também precisa ser conferida. Ela pode ser checada em uma visita ao mecânico ou com o auxílio de um voltímetro conectado nos polos.

7. Caixa de ferramentas e acessórios

Depois de uma revisão completa, é preciso se certificar de que o macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização estão no carro.

A falta de triângulo gera uma multa alta. Por isso, é preciso verificar no carro antes de viajar.

8. Filtro de ar

O filtro do ar-condicionado, quando já está escuro, pode comprometer a saúde dos passageiros do veículo – por isso é preciso conferi-lo.

Conheça a Center Peças Fabbri

A Center Peças é um ótimo lugar para você comprar as peças de que precisa para deixar seu carro pronto para uma viagem. 

Peça as suas peças automotivas online! Entre em contato conosco.