Quer saber quando trocar o cabo de vela e garantir o bom funcionamento do motor? Saiba tudo no texto de hoje!
Para que serve um cabo de vela?
O cabo de vela, ou cabo de ignição, tem a função de levar a corrente elétrica de alta tensão da bateria até as velas de ignição, que são responsáveis por inflamar o combustível e também por trocar calor com o motor.
Se houver qualquer problema com o cabo de vela, poderá ser difícil dar a partida, e o funcionamento do motor pode ser prejudicado.
Quantos km dura um cabo de vela?
A duração do cabo de vela depende muito do modelo do veículo. No manual do proprietário tem todas as informações e a quilometragem determinada.
Caso haja muito uso do carro (no caso de carro usado para transporte de pessoas, como táxis e carros de aplicativo), recomenda-se reduzir a quilometragem indicada pela metade.
Quando devo trocar o cabo de vela?
Como dissemos, você deve seguir as orientações do manual do proprietário. Contudo, há alguns sinais a que você precisa estar atento.
Alguns defeitos dos cabos de vela podem ser identificados facilmente, como rachaduras, mau encaixe e ressecamento. Esses defeitos podem causar falhas no momento da ignição, porque há escape de corrente elétrica.
A utilização de ferramentas equivocadas no momento da troca de cabo de vela também pode causar defeitos e provocar falhas e queda no rendimento do motor.
Como perceber possíveis defeitos nos cabos de vela?
Fique atento a sons estranhos no momento da partida. Outro sinal é o motor estar com mal funcionamento. Isso pode ser problema no sistema de ignição.
Procure um mecânico de confiança que possa verificar com o auxílio de um multímetro, que vai mostrar se a peça está funcionando adequadamente.
Ao notar eventuais falhas do motor, é importante ficar atento também às velas de ignição. São elas que recebem a corrente elétrica trazida pelos cabos, e também podem apresentar defeitos. Estima-se que entre 10 mil e 15 mil quilômetros de uso, elas devem ser verificadas.
E se a troca de cabo de vela não for feita?
Se a troca não for feita, o motor pode demorar a pegar ou dar solavancos na hora da aceleração para realizar ultrapassagens.
Além disso, pode haver perda de potência no motor, falha na faísca de ignição ou superaquecimento do motor.
É muito importante que você sempre faça as revisões e manutenções em oficinas mecânicas de confiança.
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!