Você fica em dúvida sobre a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Isso é muito comum até porque os dois procedimentos normalmente são feitos juntos, o que pode confundir um pouco.
Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!
O que é balanceamento?
Balanceamento é o processo que tem por objetivo distribuir igualmente o peso em toda a circunferência do pneu para que não ocorram vibrações e, assim, aumente a vida útil do pneu.
Também é o balanceamento que permite que as rodas girem sem provocar vibrações.
É, portanto, fundamental para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo.
O que é alinhamento?
O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda o motorista a manter o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila.
Manter o carro alinhado, além de garantir sua segurança, retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil, e contribui para economia de combustível.
Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?
O balanceamento equilibra o conjunto de pneu e roda do automóvel. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas e as mantém retas em relação ao solo e paralelas entre si, garantindo maior segurança ao motorista.
O alinhamento também previne o deslocamento involuntário do automóvel e deixa a dirigibilidade mais firme. Além disso, evita que o carro puxe mais para direita ou para a esquerda.
Os dois processos são portanto, complementares. E você deve fazê-los em conjunto, ao mesmo tempo.
Quando fazer balanceamento e alinhamento?
O balanceamento e alinhamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que seu automóvel não apresente nenhum problema.
Além da quilometragem, é importante considerar:
- Troca de pneus/rodas (balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre que tiver uma troca de pneus ou rodas)
- Rodízio de pneus (faça os dois processos sempre que fizer rodízio)
- Buracos em ruas ou rodovias (buracos podem provocar perda de contrapeso e comprometer balanceamento e alinhamento)
- Pneu gasto de forma irregular (gasto irregular significa falta de balanceamento e alinhamento).
Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!