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Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

abr 25, 2023 | Revisão

Você fica em dúvida sobre a diferença entre alinhamento e balanceamento? 

Isso é muito comum até porque os dois procedimentos normalmente são feitos juntos, o que pode confundir um pouco. 

Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é balanceamento?

Balanceamento é o processo que tem por objetivo distribuir igualmente o peso em toda a circunferência do pneu para que não ocorram vibrações e, assim, aumente a vida útil do pneu.

Também é o balanceamento que permite que as rodas girem sem provocar vibrações. 

É, portanto, fundamental para equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. 

O que é alinhamento?

O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda o motorista a manter o controle do carro em curvas, por exemplo. Um carro alinhado evita acidentes e garante uma direção muito mais tranquila.

Manter o carro alinhado, além de garantir sua segurança, retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil, e contribui para economia de combustível.

Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?

O balanceamento equilibra o conjunto de pneu e roda do automóvel. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas e as mantém retas em relação ao solo e paralelas entre si, garantindo maior segurança ao motorista.

O alinhamento também previne o deslocamento involuntário do automóvel e deixa a dirigibilidade mais firme. Além disso, evita que o carro puxe mais para direita ou para a esquerda. 

Os dois processos são portanto, complementares. E você deve fazê-los em conjunto, ao mesmo tempo.

Quando fazer balanceamento e alinhamento?

O balanceamento e alinhamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que seu automóvel não apresente nenhum problema. 

Além da quilometragem, é importante considerar:

  • Troca de pneus/rodas (balanceamento e alinhamento devem ser feitos sempre que tiver uma troca de pneus ou rodas)
  • Rodízio de pneus (faça os dois processos sempre que fizer rodízio)
  • Buracos em ruas ou rodovias (buracos podem provocar perda de contrapeso e comprometer balanceamento e alinhamento)
  • Pneu gasto de forma irregular (gasto irregular significa falta de balanceamento e alinhamento).

 

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