Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Quais são os filtros usados em caminhões e quando trocá-los?

maio 2, 2022 | Caminhão, Filtro

Para manter um veículo da linha pesada, é essencial deixá-lo nas melhores condições possíveis para trabalhar e não ter surpresas durante o trajeto.

Uma das peças com grande importância para se atentar e fazer a troca sempre que necessário, a fim de não ter prejuízos, são os filtros usados em caminhões.

Por que é importante trocar os filtros?

Os filtros usados em caminhões são descartáveis, tem um valor baixo e sua troca é prática.

O objetivo é manter o motor dos veículos limpos, sem impurezas e contaminantes que possam danificá-lo.

O filtro certo e dentro da validade previne e evita que partículas entrem no motor e causem superaquecimento, entupimento ou que danifiquem as peças.

O tipo de filtro que será utilizado deve se adequar à situação em que o veículo se encontra, como, por exemplo, se ele trafega por um ambiente rural ou urbano.

Quais são os principais filtros de caminhão e quando trocá-los?

Filtro de ar primário

Essencial para o motor e as turbinas, o filtro de ar primário evita que bielas, mancais, bronzinas, virabrequim e pistões se desgastem antes do tempo.

A troca deve ser feita após, em média, 10 quilômetros rodados.

Filtro do óleo lubrificante

O filtro do óleo fica na linha de sucção da bomba de óleo, tendo a finalidade de mantê-lo limpo para lubrificar e resfriar as peças que compõem o motor.

Quando há sujeira, os componentes geram desgaste dos anéis, pistões, camisas e bronzinas, generalizando o problema e causando danos ao motor.

A troca do filtro deve ser feita juntamente com a do óleo. Essa troca tem variação de 10 mil a 15 mil quilômetros rodados.

Filtro de combustível

Localizada entre o motor e o tanque de combustível, o filtro evita impurezas que se estabelecem na gasolina ou no álcool.

O filtro reduz as chances de sujeira no sistema de injeção e o comprometimento da bomba de combustível, o que prejudica o rendimento do sistema.

A troca desse filtro varia entre 10 mil a 15 mil quilômetros rodados.

Filtro de cabine

Esse filtro, conhecido como ar-condicionado, tem a finalidade de filtrar o ar advindo das ruas, arejando o veículo e reduzindo odores desagradáveis.

A troca desse filtro varia de acordo com a utilização do veículo. Se o motorista enfrenta muitos congestionamentos, a durabilidade do filtro reduz.

Filtro para o sistema hidráulico de transmissão

Esse filtro retém impurezas que se estabelecem no óleo hidráulico que surgem dos circuitos.

O filtro para o sistema hidráulico de transmissão garante que o sistema trabalhe de forma segura e reduz as falhas de sistema hidráulico.

Esse filtro essencial varia de acordo com cada veículo, então, o ideal é verificar com a montadora.

Outros filtros

Há outros tipos de filtros usados em caminhões, como:

  • Filtro de ar secundário ou de segurança; 
  • Filtro de combustível diesel;
  • Filtro separador de água do diesel;
  • Filtro do respiro do tanque.

Para conhecer mais sobre todos os filtros usados em caminhões e suas finalidades, entre em contato com a Center Peças Fabbri Sorocaba.

Além de atendimento pessoal, a Center Peças Fabbri vende peças automotivas online.

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, a Center trabalha com vendas de peças para linha de veículos leves e pesados.

Últimos Conteúdos