Você faz o pagamento, assina tudo o que tem para assinar e sai da concessionária feliz da vida dirigindo seu carro 0 km. Pronto. Como em um passe de mágica, seu carro já vale menos do que você acabou de desembolsar.
Por que os carros perdem valor tão rápido?
Zero, usado ou seminovo, todo veículo perde valor assim que sai da concessionária ou da garagem.
Confira no texto de hoje as razões pelas quais isso acontece!
Por que os carros perdem valor?
A regra da desvalorização tem a ver não apenas com o desgaste físico do veículo, mas com a lei da oferta e procura. Se um modelo é muito procurado, consequentemente será menos depreciado no mercado.
A perda de valor pode ocorrer, além dos fatores de uso, pelo próprio mercado de veículos, com o lançamento de uma versão mais nova e moderna de determinado modelo, com uma nova tecnologia ou funcionalidade.
Embora não tenhamos como impedir a depreciação, existem alguns pontos que, se não forem considerados, podem agilizar essa perda de valor.
Principais fatores que contribuem para a desvalorização de um carro
1. Alta quilometragem
A alta quilometragem desvaloriza porque indica muito uso, maior gasto de suas peças. Vai certamente demandar mais manutenção.
2. Cor da pintura
Inovar, personalizar, investir em cores e estilos modernos e diferenciados parece uma boa ideia de início, porém, na hora de passar o veículo para frente, é bem provável que ele perca pontos na tabela. Isso porque grande parte das pessoas ainda preferem tonalidades neutras, como prata, preto e branco.
Claro que isso pode mudar de estado para estado. Quer dizer que, no Paraná, determinado carro perde um valor x no ano e, em São Paulo, a mesma versão pode perder y.
3. Manutenções em geral
Com o tempo, o veículo vai precisando de mais manutenção. É natural, mas a cada intervenção, seu carro pode perder valor. Reparos, troca de pneus e demais peças, problema de gasto exagerado de combustível, repintura e polimento para cobrir riscos – tudo isso faz o valor do carro oscilar.
4. Passagem por leilão
Carros com passagem em leilão podem sofrer até 60% de depreciação, não importa a origem. Alguns, inclusive, não são nem aceitos por seguradoras.
5. Sinistro
Qualquer tipo de acidente que danifique a estrutura de um veículo, seja um simples risco em um para-choque, ou uma batida intensa, será registrado como sinistro e, em razão disso, sofrerá depreciação.
7. Marca e montadora do automóvel
Como regra geral, carros importados tendem a apresentar um índice de desvalorização maior em relação aos nacionais.
Isso acontece pela dificuldade em encontrar peças de reposição ou oficinas que atendam o veículo, além de seguros e IPVA mais elevados.
Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!