Normalmente a fumaça no escapamento aparece quando há desgaste dos anéis, as turbinas estão com problemas, a ventilação do motor está obstruída ou se os retentores de válvulas estão desgastados.
Hoje vamos falar um pouco sobre cuidados que fazem diferença, mas se aparecer fumaça em seu carro, pare imediatamente e procure ajuda.
Para que serve o escapamento?
O escapamento é o sistema responsável pela exaustão do carro e tem a função de diminuir o barulho produzido pelo motor e de filtrar os gases emitidos pelo funcionamento do veículo (por isso, fumaça quase sempre é indicador de problemas).
É normal fumaça no escapamento?
A fumaça pode aparecer em dias muito frios ou durante os primeiros minutos em que você abastece com álcool (até o carro atingir a temperatura ideal de funcionamento). Tirando esses dois motivos, a fumaça costuma ser um sinal de problema.
Para prevenir problemas, é necessário tomar alguns cuidados que fazem toda a diferença.
Tome cuidado com o combustível
O uso de combustível adulterado pode causar ressecamento das válvulas do cabeçote, o que gera uma fumaça azulada no escapamento.
Sempre abasteça em postos que você já conhece e desconfie de valores muito inferiores à média dos postos na região.
Faça checagem de óleo e água regularmente
Muitas pessoas se esquecem, mas a simples checagem da água e do óleo podem te poupar muito contratempo.
A checagem pode prevenir superaquecimento ou indicar necessidade de reparos.
Fique atento à temperatura do carro. Quando o motor sobreaquece, a junta do cabeçote é queimada, e isso abre uma fenda, pela qual a água do radiador se mistura com o óleo do motor, causando fumaça no seu escapamento.
Verifique seus freios
A queima de fluido do freio na câmara de combustão pode gerar fumaça branca no escapamento.
Caso você abasteça com álcool, pode ser que veja também uma fumaça branca, porque a queima gera um pouco de água, mas ela desaparece depois de alguns minutos, quando o motor atinge sua temperatura ideal de funcionamento.
Faça as manutenções
A melhor forma de economizar e evitar dores de cabeça é por meio das revisões regulares e com a manutenção corretiva feita no momento certo. Isso impede que os problemas surjam ou se agravem, reduzindo os custos e mantendo a conservação do veículo, para que você continue com total confiança no seu carro.
Mas, caso seja tarde demais e seu carro já esteja com fumaça, não demore para levar o carro a uma oficina mecânica para que o profissional identifique a origem da fumaça no escapamento e faça as trocas de peças necessárias.
Vale lembrar que, nessas horas, nem sempre compensa economizar. Priorize o uso de peças originais e de primeira linha e solicite ao mecânico que use produtos de qualidade no seu automóvel.
Gostou das dicas? Em nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!