Fluido do radiador: por que usar e qual a importância?

Reparos no automóvel como inserir fluido no radiador

Para garantir que o veículo esteja em boas condições, é necessário se atentar à manutenção, revisão e a outros fatores, como peças e fluidos.

As peças de um veículo não devem ter avarias ou outros problemas que acarretem problemas futuros e mais gastos que podem ser evitados.

Com os fluidos do automóvel não é diferente. É necessário sempre verificar a quantidade, qualidade e validade dos fluidos do veículo.

Um dos fluidos mais importantes para que o funcionamento do veículo esteja na normalidade é o que está localizado no radiador.

Saiba, nesta publicação, o que é o fluido de radiador, para que serve, a importância para o veículo e motor e como utilizá-lo!

O que é o fluido de radiador e para que serve?

O fluido de radiador tem a finalidade de resfriar e manter uma temperatura adequada ao motor, realizando a expulsão do calor do veículo.

Além de proporcionar um equilíbrio de temperatura, o fluido de radiador protege o motor contra a corrosão e problemas no circuito.

Qual é a importância do fluido do radiador?

O fluido de radiador proporciona segurança ao motor, portanto, possui significativa importância.

 Para auxiliar o motor, o fluido do radiador proporciona diversos benefícios:

  • Reduz a possibilidade de ocorrer corrosão no motor;
  • Realiza o trabalho de equilibrar a temperatura do motor;
  • Evita que o motor tenha um congelamento;
  • Reduz a quantidade de água evaporada;
  • Reduz a necessidade de período de troca;
  • Auxilia na biodegradação.

Por que não usar água no radiador?

Utilizar água no radiador pode comprometer o motor, portanto, não é recomendável.

A água, por mais que seja filtrada, ainda assim pode deixar o motor desprotegido, consequentemente, aumentando as chances de corrosão.

Com a corrosão do motor, há a possibilidade de desencadear um problema pior, como o zinabre.

O zinabre ocorre quando há o desenvolvimento de uma crosta no motor, em razão da oxidação dos metais.

Com isso, a utilização de água no radiador pode afetar mais ainda as peças metálicas do motor, causando mais complicações e prejuízos.

Portanto, é imprescindível que haja um fluido de radiador, pois, é possível evitar que haja criação de ferrugem e danos no propulsor.

Posso usar qualquer fluido de radiador?

Para realizar a inserção de um fluido de radiador no motor do veículo, é necessário fazer uma análise de alguns aspectos acerca do produto.

Há opção de comprar um fluido concentrado e diluído. O fluido de radiador diluído já vem pronto para ser utilizado, sem necessidade de alterações.

Já o fluido de radiador concentrado precisa ser diluído em água desmineralizada, de acordo com as orientações que o fabricante fornece.

Além dessa diferenciação, há fluidos mais adequados para certos tipos de carros, portanto, é necessário entender a necessidade do veículo.

Para o conhecimento dos tipos de fluidos certos para cada veículo, é necessário ler o manual do veículo antes de utilizar o produto.

Outro ponto importante é verificar se o produto atende às normas e possui monoetilenoglicol (MEG) na composição, um anticongelante automotivo.

Para saber mais sobre peças e produtos para veículos, navegue pelo nosso blog e entre em contato!