Fluido de freio: quando devo trocar?

Fluido de freio

Uma dúvida comum entre muitos motoristas é sobre o tempo ideal para a troca do fluido de freio.

 Por ter papel fundamental em um dos sistemas mais importantes de um veículo, esse líquido deve ter atenção total em seu tempo de validade e estado.

 Saiba tudo sobre a importância, os tipos e quando trocar o fluido de freio sem prejudicar a eficiência e segurança do veículo.

O que é fluido de freio?

O fluido de freio é um líquido utilizado no sistema de frenagem que transfere a pressão do pedal para as pastilhas e sapatas de freio.

 Esse trabalho é feito em conjunto com os discos e tambores para diminuir a velocidade de um veículo.

 Além disso, o fluido atua também como um lubrificante do sistema, evitando superaquecimentos, por exemplo.

Qual é a importância do fluido de freio?

 Sua característica principal é a de conter uma taxa de compressão baixa e um alto ponto de ebulição, o que resulta no maior controle do motorista.

 Sendo assim, é um componente de extrema importância para garantir a frenagem correta do veículo, evitando acidentes.

Quais são os tipos de fluido de freio?

 Atualmente, são encontrados quatro tipos de fluido de freio no mercado, categorizados de acordo com sua viscosidade e função para cada veículo.

DOT3

Mais viscoso e econômico, esse modelo tem o nível de ebulição mínimo de 205 °C.

DOT4

Considerado intermediário, é o tipo mais utilizado pelas montadoras em todo o mundo, com nível de ebulição por volta dos 230 °C.

DOT5

Feito à base de silicone, é usado preferencialmente em veículos de alto desempenho (competição), atingindo 260 °C no nível de ebulição.

DOT5.1

Similar à versão original, tem como principal diferença sua composição, feita à base de óleos minerais.

É importante destacar que nenhum tipo de fluido deve ser misturado e a troca deve ser feita de maneira integral.

Quando devo trocar o fluido de freio?

 Por se tratar de um produto com validade, é preciso ficar atento aos prazos e sinais do veículo para preservar sua segurança e eficiência.

 De forma geral, especialistas recomendam a troca de fluido de freio a cada um ou dois anos ou 20 mil quilômetros percorridos.

 É importante se atentar ao prazo e modelos indicados por cada fabricante e verificar o nível e estado do líquido a cada 10 mil quilômetros rodados.

 Nos casos de a luz do freio de mão se manter acesa constantemente no painel ou a cor e viscosidade do líquido estarem alteradas, é hora de trocá-lo.

 Outros sinais que sugerem a necessidade de substituição do fluido são o uso de maior força no pedal ou maior tempo de resposta do sistema de freio.

 Precisa trocar seu fluido de freio? Entre em contato com o time de vendas da Center Peças Fabbri, uma das melhores lojas de peças automotivas online.