Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Entenda o que significam as inscrições nos pneus

fev 7, 2023 | Pneus

Você já reparou que, nas laterais de cada pneu, existem inscrições? Elas não são apenas informações sobre a marca e o modelo do pneu, mas sobre resistência, indicação de uso, índice de carga etc.

Entenda no texto de hoje o que significam as inscrições no pneu!

Antes de mais nada: siga o manual

Sempre verifique as indicações do fabricante no manual do proprietário em relação às especificações certas para o pneu e roda. Caso você decida trocar por outro modelo ou tamanho consulte o manual e veja qual é a recomendação da montadora.

Colocar pneus não indicados pode trazer muitos problemas e prejuízos, além de afetar o controle do carro.

Pneus suportam todo o peso do carro e absorvem todo o abuso que as estradas jogam sobre o veículo.

 

As inscrições nas laterais

Normalmente, as inscrições seguem o seguinte padrão: 13 caracteres, sendo uma letra, dois números, uma letra, dois números e uma letra.

Vamos pegar um exemplo para facilitar: P 225/65 R 17 97 W

A primeira letra na inscrição do pneu se refere ao tipo de veículo para o qual ele é indicado.

P (Passenger Car / carro de passeio) – é o caso do exemplo.

LT (Light Truck / picape leve)

ST (Special Trailer / trailers especiais)

T (Temporary / estepes temporários)

O primeiro número é a largura do pneu em milímetros – 225 mm. O segundo, a série ou a relação em porcentagem entre a largura e altura da parede (65% da largura, no caso). O “R” significa radial. O valor a seguir é o diâmetro exterior da roda em polegadas – 17 nesse caso.

O número seguinte é o índice de carga – ele varia de acordo com o veículo: um SUV tem um índice de carga muito maior do que um sedã equivalente. Ele representa o peso que os pneus podem suportar.

Fonte: kbb.com.br/

E a última letra é o índice de velocidade – W, até 270 km/h – ou seja, a velocidade que o pneu permite atingir com segurança.

 

 

Fonte: kbb.com.br/

Tanto no caso do índice de carga quanto no de velocidade, não se deve utilizar um pneu com índices inferiores aos recomendados pelo fabricante do veículo. Algumas pessoas fazem isso para economizar na hora de trocar pneus, mas é um erro, pois você corre o risco de ficar sem os pneus ao usar o carro acima das condições que eles suportam. 

Tendo essas inscrições em mente, você poderá fazer uma compra melhor para seu veículo, rodando com mais conforto e segurança!

 

Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!

 

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, a CP Fabbri trabalha com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

 

Últimos Conteúdos