Para economizar com o combustível não há mistérios: uma boa direção, manutenção periódica e abastecer em um local de confiança são palavras chave para deixar seu carro impecável. Além disso, algumas práticas como dirigir com pneus calibrados, por exemplo, fazem toda a diferença.
Reduzir os gastos com gasolina pode fazer muita diferença no bolso. Segundo estudos, a média de gastos anuais com combustível é de R$3.201 a R$4.482, quando analisados os 20 automóveis mais vendidos no país. Se você está em busca em diminuir esse gasto sem precisar deixar o carro na garagem, confira agora as 7 dicas para reduzir o consumo do combustível.
Aproveite e conheça também a nossa calculadora de consumo de combustível!
1- Calibrar os pneus pode reduzir o consumo de combustível
Quando a calibragem não é realizada a cada 15 dias, os pneus podem murchar e aumentar consideravelmente o consumo de combustível em até 20%. Para que a direção fique mais suave e você não aumente seus gastos, siga as recomendações da montadora – presente no manual do carro e em um adesivo na tampa do tanque ou na porta do carro.
2- Quanto mais peso, mais consumo
O consumo do combustível se dá pela aceleração – e quanto mais peso, mais força o carro tem que fazer para acelerar: consumindo mais. O primeiro passo é evitar o acúmulo de objetos, principalmente no porta malas – deixe o armazenamento para os armários da casa.
Antes de carregar peso no carro, é fundamental saber qual é o limite recomendado pela montadora para uma direção segura e econômica. Segundo estudos, quando um carro anda com 40 kg de excesso de peso, o consumo do combustível chega a subir 4%.
3- Atenção na troca de marcha pode ajudar a economizar combustível
Nada de espichar até o fim: o uso do câmbio deve ser sempre suave. Assim como recomendam os manuais dos carros, é recomendável utilizar cada marcha de acordo com a velocidade. Se você está a 40 km/h, por exemplo, a quinta marcha não deve ser utilizada – pois haverá um gasto desnecessário.
4- Troca de velas
Dentre os itens de manutenção mais importantes, as velas comprometem bastante no consumo do combustível. Se não forem trocadas na quilometragem exata, seu carro com certeza pode virar um beberrão. A periodicidade da manutenção das velas varia de modelo para modelo.
5- Abasteça seu tanque de combustível em locais confiáveis
Se o combustível não é de boa procedência, seu carro vai sentir. Quando a gasolina ou o álcool estão batizados, a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. A única saída é também a mais inteligente: preferir postos com o selo ANP e, de preferência, de grandes redes.
6- Desacelere e elimine hábitos antigos
Você gosta de andar em alta velocidade? Saiba que isso pode aumentar o consumo do combustível, principalmente se as aceleradas forem bruscas. Quando está a 100 km/h, um automóvel gasta 20% a mais do que se estivesse a 80 km/h. Outro hábito muito prejudicial é deixar o carro aquecendo pela manhã antes de sair da garagem. Isso só vale para carros zero quilômetro, nos primeiros mil quilômetros e apenas por alguns minutos.
7- Desligar o ar condicionado pode economizar combustível
Ligue o ar condicionado somente se você realmente precisar, pois ele aumenta o consumo do combustível. Em temperaturas amenas, deixe ele desligado.
Você conhece mais alguma dica para reduzir o consumo do combustível? Se você busca peças novas para melhorar o desempenho do carro, a CP Fabbri é a melhor opção. Aqui você encontra peças e acessórios capazes de fazer seu usado parecer zero quilômetro, aumentando a beleza e a segurança da direção. Conheça nossos endereços e aproveite os melhores preços do mercado!