De quanto em quanto tempo é preciso fazer a manutenção do caminhão?

manutenção de caminhão

Veículos essenciais para a logística industrial no país, os caminhões também são o ganha pão de muitos motoristas em todo o Brasil.

Devido a isso, é essencial manter a manutenção do caminhão em dia, a fim de evitar acidentes e causar prejuízos aos trabalhadores e empresas.

 Veja abaixo os tipos de manutenção que existem, qual é a sua importância e como e quando fazê-la.

Quais são os tipos de manutenção?

Visando garantir a segurança e eficiência dos veículos, existem três formas de fazer a manutenção do caminhão, que acontecem em momentos distintos:

Preventiva 

Tem como principal objetivo avaliar e sinalizar possíveis falhas antes de se tornarem um problema maior.

 Por isso, é comum que peças e componentes sejam substituídos antes de apresentarem indícios de defeito.

 É o tipo mais indicado para evitar desgastes do veículo, gerar economia financeira, reduzir tempo de conserto e adequar o veículo às leis de trânsito. 

Preditiva

 É vista por especialistas como a opção mais eficiente, antecipando falhas e trazendo soluções que evitam que elas aconteçam.

 Para isso, a manutenção preditiva usa equipamentos específicos de medição capazes de prever em quanto tempo um componente apresentará defeitos.

Corretiva

 É o conserto que tem como função corrigir problemas já identificados, sendo feito somente quando há uma necessidade específica.

 Diferentemente das outras duas, essa manutenção não exige planejamento de longo prazo.

Qual é a importância da manutenção de caminhão?

Realizar corretamente a manutenção do caminhão traz uma série de benefícios para as empresas e para os próprios caminhoneiros, mas destacamos três:

 A primeira é a questão financeira, contribuindo com uma redução significativa dos custos com danos mais graves.

 A segunda está relacionada à lei, já que o veículo pode ser apreendido se for flagrado em condições precárias de uso, além da aplicação de multa.

 A última, e não menos importante, é a segurança. Isso porque uma boa manutenção ajuda a evitar acidentes nas ruas e estradas. 

Quando fazer a manutenção de caminhão?

 O ideal é que as manutenções preventiva e preditiva sejam feitas periodicamente, como efeito de revisão.

 É recomendável que a preventiva seja realizada para caminhões de médio e grande portes a cada 10 mil quilômetros rodados.

 Já a preditiva é indicada após o veículo ter rodado de 10 mil a 15 mil quilômetros desde a última manutenção.

 No caso da corretiva, o motorista deve se atentar a sinais de fumaça no motor, barulhos no câmbio e freios, superaquecimento e outras anormalidades.

 Especialistas sugerem a elaboração de um plano de manutenção com um mecânico de confiança, de acordo com o modelo do caminhão e a frequência de uso.

Por que utilizar produtos de qualidade na hora de realizar a manutenção do caminhão?

 Ao substituir qualquer componente, é fundamental optar por produtos originais e que estejam na garantia do fabricante do caminhão.

 Só assim será possível certificar a durabilidade das peças e a própria segurança do caminhoneiro no seu dia a dia.

 Procura por peças automotivas online, com qualidade garantida? Entre em contato com a Center Peças Fabbri e faça seu pedido.