Como escolher o óleo do motor ideal?

Óleo de motor

Dentre os vários produtos essenciais para o (bom) funcionamento de um veículo, o óleo de motor é dos que requer maior cuidado.

 Além de exigir um acompanhamento da quilometragem rodada, é importante considerar a qualidade e o tempo de uso desse lubrificante.

 Por isso, a escolha pelo óleo de motor ideal para cada tipo de veículo deve ser feita com atenção e responsabilidade.

Qual é a importância do óleo?

 De forma direta, é a substância que lubrifica e protege o motor e suas peças internas, de forma a garantir o bom desempenho do sistema.

 Ele age criando uma espécie de película entre os pistões e as paredes do cilindro, impedindo que outras peças metálicas entrem em atrito.

 Assim, o óleo evita o superaquecimento desses componentes e o fenômeno chamado “gripagem” (agarramento de duas peças móveis).

 A consequência de tudo isso é a quebra do motor, uma das peças mais caras para manutenção que existe.

Quando tenho que trocar o óleo?

 Na média, os próprios fabricantes indicam que o óleo seja trocado a cada ciclo de 5 mil a 10 mil quilômetros percorridos.

 Mesmo não atingindo essa marca de rodagem, é importante que o líquido seja substituído depois de um ano de uso.

 Apesar de haver esses parâmetros, é fundamental verificar regularmente o nível de óleo do veículo para constatar possíveis vazamentos ou impurezas.

 Vale destacar que os modelos de motores atuais podem consumir, em média, um litro de óleo a cada mil quilômetros rodados.

Como escolher a melhor marca de óleo?

Antes de escolher o óleo de motor ideal, o condutor deve se atentar a questões que interferem diretamente no desempenho do veículo.

 A primeira delas é analisar se o óleo utilizado antes estava ou não funcionando bem, de forma a comprometer componentes ou gerar vazamentos.

 Outro ponto importante é seguir as recomendações do manual do fabricante. Utilizar um produto diferente do indicado pode invalidar a garantia.

 A idade do veículo, e até mesmo as condições climáticas, impactam diretamente na escolha do lubrificante ideal.

 Verificadas as situações, é possível determinar o melhor óleo para seu veículo, priorizando sempre marcas conhecidas e que atendam a cada necessidade.

Quais são as melhores marcas de óleo?

 Apesar da grande variedade de marcas reconhecidas no mercado nacional e internacional, quatro empresas se destacam no segmento:

Mobil

Uma das mais tradicionais marcas de lubrificantes automotivos, a Mobil é líder mundial no segmento e uma das maiores empresas no mercado brasileiro. 

Lubrax

 Pelo segundo ano seguido escolhida como a melhor marca de óleo de motor no país, a Lubrax é também líder de vendas em todo o território nacional.

Castrol

 Com uma história centenária, a Castrol é uma das principais marcas de óleo de motor do mundo, reconhecida por sua qualidade e confiabilidade.

Ipiranga

 Marca nacional, a Ipiranga lidera a distribuição de combustíveis no Brasil e se destaca também pela qualidade de sua linha de lubrificantes.

 Os óleos de todas essas marcas podem ser encontrados na Center Peças Fabbri, a sua loja de peças automotivas online.

 Para mais detalhes, entre em contato agora mesmo com o nosso time de vendas.