A emissão da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível em todo o país, tendo o mesmo valor jurídico do documento impresso – o que significa que você não precisa andar com sua CNH de papel.
Você já fez a sua? Confira no texto de hoje como e por que fazer sua CNH digital.
O que precisa para fazer a CNH digital?
É preciso ter uma CNH em papel com o QR Code. Depois, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store, e seguir as instruções.
A versão online possui um QR Code que garante sua autenticidade, e uma assinatura digital que dá validade jurídica ao documento.
Toda e qualquer pessoa brasileira ou estrangeira que possua ou venha a possuir a CNH, pode baixar as versões digitais da habilitação e do certificado de registro de seu carro.
Benefícios de ter uma CNH Digital
A CNH digital tem os seguintes benefícios:
- maior segurança, visto que seus dados são criptografados e assinados digitalmente, o que assegura a autenticidade do documento e reduz os riscos de fraudes e falsificações;
- maior economia com relação às impressões;
- facilita o processo de digitalização e autenticação de cópias de documentos;
- maior praticidade – visto que você pode andar com a sua CNH no aparelho celular.
Como validar o cadastro e inserir a CNH
Para cadastrar a CNH no aplicativo, você precisa validar seu cadastro através de uma das três opções: pelo certificado digital, pelo celular (reconhecimento facial) ou sem certificado digital.
No aplicativo “Carteira digital de trânsito”, clique em ‘habilitação’ e, em seguida, em ‘toque para baixar sua CNH‘. O aplicativo vai informar os procedimentos para realizar a validação. Só é necessário realizar um dos procedimentos oferecidos.
Como consultar infrações na CNH
Uma outra funcionalidade é a possibilidade de visualizar as infrações de trânsito que foram cometidas pelo condutor ou com o seu veículo.
Cadastro de uma CNH por dispositivo
Vale ressaltar que o sistema só permite o cadastro de uma única CNH em um único dispositivo, não havendo a possibilidade de estar disponível em mais de um lugar. Ao autenticar a CNH digital no segundo aparelho, o dispositivo anterior será desconectado automaticamente.
Celular roubado
Se o seu celular for roubado, fique tranquilo. Por ser protegida por uma Chave de Acesso, a CNH digital tem seus dados criptografados. Ainda assim, se o usuário preferir, é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do Denatran, e remover os documentos digitais do dispositivo roubado.
Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!