Cuidados com o carro em alagamentos

Cuidados com o carro em alagamentos

Quem dirige em zonas de risco de alagamentos vive uma constante preocupação em períodos de chuva. Afinal, os danos que este problema recorrente nas cidades podem causar ao carro podem ser fatais.

Mas existem algumas práticas e prevenções que podem ajudar nos momentos em que é impossível evitar uma situação dessas. Além de garantir sua própria segurança, você ainda evita sérios danos ao seu veículo.

Veja agora como agir quando uma chuva forte te surpreender no meio do caminho. Entenda quais são as atitudes que um motorista precavido deve ter em situações como essa, evitando acidentes. Acompanhe as nossas dicas!

Fique atento ao nível da água

A primeira recomendação importante é observar o nível da água. Caso esteja ultrapassando metade da roda, o melhor a se fazer é recuar e aguardar que os níveis abaixem. Isso vai evitar que você fique preso em meio a uma enchente e ainda garante que não haja infiltração para o interior do veículo, que pode danificar todo seu sistema de funcionamento.

Desligue o ar condicionado

Outro ponto importante em casos de alagamento é desligar imediatamente o ar condicionado. Quando ele permanece em funcionamento, você aumenta as chances da água entrar na tomada de ar, provocando o calço hidráulico.

Não “reanime” o carro

Dar uma nova partida no carro depois que ele morre em uma área alagada pode ser perigoso. Essa simples ação aumenta as chances de entrada de água no motor – o que pode ser fatal para o funcionamento do carro. O melhor mesmo é evitar seguir em locais onde a água está com níveis elevados, como orientado anteriormente.

Reduza a velocidade

Além de evitar derrapadas, você estará preservando o motor. Por isso, é ideal diminuir a velocidade e aumentar a rotação do motor – que vai diminuir os respingos, evitando contaminação em seus componentes eletrônicos.

A recomendação dos especialistas é que a rotação fique em torno de 2.500 RPM (rotações por minuto). A baixa velocidade melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo. Em carros automáticos, tornar a troca de marchas manual é muito importante, pois assim será possível aumentar a rotação do motor.

Para esses modelos, a dica é alternar a troca de marchas entre “N” (ponto morto) e a primeira marcha. Assim, será possível manter a velocidade baixa durante o trecho alagado, sem deixar de manter a rotação recomendada em casos como esse.

Garanta uma limpeza completa

Depois do susto, é importante cuidar do possante para que ele fique imune de problemas futuros. Agende uma limpeza completa que inclua os sistemas de ventilação.

Vale também fazer uma revisão para ter certeza de que nenhuma peça do automóvel foi comprometida. Assim, você terá ainda mais motivos para dirigir tranquilo por aí.

Precisando de peças para o seu carro? Conte com a Center Peças Fabbri, a loja especializada em peças e acessórios automotivos com o melhor preço da região. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, garantindo eficiência e durabilidade nas peças adquiridas. Solicite um orçamento agora mesmo!

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *