Se você vai tirar férias sem carro ou tem veículos que ficam parados muito tempo na garagem, precisa tomar alguns cuidados para que não tenha que chamar ajuda toda vez que tentar religá-los. O carro que fica guardado na garagem por muito tempo pode apresentar falhas no sistema e não funcionar de maneira adequada, gerando manutenções, para evitar essas ocorrências, continue lendo nossas recomendações.
Confira!
Antes de deixar seu carro guardado na garagem
Se a manutenção do veículo estiver em dia e se o carro for ficar sem uso por um período de até 3 semanas, não há motivo para preocupação. Mas, se o carro ficar parado na garagem por mais de 20 dias, a primeira providência a ser tomada pelo motorista deve ser a limpeza completa, dentro e fora do veículo.
Além disso, verifique a situação do óleo no motor do carro, para evitar problemas mecânicos.
Deixo o tanque cheio ou vazio?
Em relação ao combustível, quanto mais cheio o tanque, maior é a proporção de combustível protegido contra a deterioração. Caso vá deixar seu carro parado por mais de 3 meses (prazo médio de validade do combustível), não complete. O recomendado é que o motorista mantenha o tanque com uma quantidade de combustível equivalente a quinze dias de uso (ou meio tanque), para evitar a degradação do produto e, ao mesmo tempo, permitir o reabastecimento quando o veículo voltar a ser utilizado.
Mantenha os pneus calibrados
Quando ficam parados por muito tempo, os pneus podem sofrer deformações. A recomendação é calibrar os pneus com pressão entre 20% e 30% maior que a usual antes de deixar o carro parado na garagem por muito tempo; dessa forma, eles vão demorar um pouco mais a murchar.
Coloque o veículo em funcionamento periodicamente
Se for possível, rode com o veículo por pelo menos 5 km a cada 15 dias. Isso vai fazer com que a caixa de direção mantenha-se lubrificada e o motor protegido do atrito entre as peças móveis, além de gerar energia para que a bateria não descarregue.
Cuidados com a bateria
Mesmo com o carro parado, há diversas fontes que consomem energia, como os sistemas de alarme e segurança, LEDs de alerta e eletrônicos, que se mantêm em stand-by. Em compensação, a bateria não se recarrega, já que não está sendo usada. Por isso, após um tempo, sua carga pode acabar, fazendo com que o motorista não consiga dar partida no carro.
Caso o veículo vá ficar realmente muito tempo parado e não tenha quem o ligue de vez em quando, especialistas recomendam que se desligue o cabo negativo da bateria. Dessa forma, o consumo de todos os sistemas eletrônicos vai se romper, fazendo com que a carga da bateria dure mais tempo.
Mas atenção: desconectar o cabo negativo da bateria não é recomendado no caso de alguns modelos, especialmente importados, cujos sistemas eletrônicos são em código, o que dificulta a reconfiguração. Sempre consulte o manual do veículo antes de fazer isso.
Cuidados ao voltar a usar um carro que ficou parado muito tempo
Muito tempo se passou com o carro parado na garagem, mas chegou a hora de voltar a rodar com ele. Quais são as providências que devem ser tomadas para que os próximos passeios sejam feitos com segurança? Confira a lista abaixo:
- reconecte o cabo negativo da bateria e reconfigure o sistema eletrônico;
- recalibre os pneus conforme a indicação no manual do fabricante, para um bom balanceamento;
- abasteça o veículo com um combustível novo;
- faça uma limpeza no ar-condicionado ou troque seu filtro, para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que podem causar problemas respiratórios;
- troque o óleo do motor, caso o carro tenha ficado parado por mais de seis meses;
- se o período em que o veículo ficou parado for superior a um ano, é aconselhável fazer uma manutenção completa com um mecânico, pois pode se fazer necessário substituir determinados fluidos e peças, como as correias e mangueiras.
Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!
Conte com a gente!
Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!
Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.
Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!