Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Carro automático gasta mais combustível?

mar 14, 2023 | Carros

Muitas pessoas ainda têm dúvida se o carro automático gasta mais combustível do que o manual. Vamos desvendar esse mistério hoje! Confira!

Como funciona o câmbio automático?

No câmbio automático, a caixa de transmissão é composta por um conjunto de engrenagens que giram em torno de uma engrenagem maior. Esse conjunto é a única peça capaz de criar todas as ligações de transmissão que o câmbio pode produzir.

Para que isso ocorra corretamente, as engrenagens recebem a informação através do conversor de torque, que envia a força do motor para a caixa de transmissão através de um fluido. 

Na prática, as trocas de marchas são feitas em função da velocidade do veículo e da rotação do motor. Quando o motorista pisa no acelerador, o motor acelera e bombeia fluido para o conversor de torque.

Existem três tipos de carros automáticos:

  • Câmbio automatizado: tem sistema de embreagem (embora não tenha o pedal de embreagem) e apresenta marchas (embora não mudem sozinhas).
  • Câmbio automático: não tem sistema de embreagem, porém há marchas que também mudam sozinhas.
  • Câmbio CVT: não apresenta sistema de embreagem, nem de marchas.

Perda de energia

O câmbio automático perde parte da energia gerada pelo motor porque a ligação entre a transmissão e o motor é feita através de uma peça chamada conversor de torque. Ela faz o papel da embreagem dos câmbios manuais, transferindo a rotação do motor para dentro da caixa de engrenagens. 

Enquanto nos câmbios manuais a ligação é direta, no automático é o óleo que está dentro do conversor de torque que transmite a energia do motor para as engrenagens planetárias da caixa de transmissão.

Para entender melhor esse tal de conversor de torque, imagine dois ventiladores, um de frente para o outro. Ligue um deles: em alguns segundos, o outro, mesmo desligado, começará a girar. É que o vento gerado pelo ventilador ligado acaba por virar a hélice do ventilador desligado. No caso do conversor, o princípio de funcionamento é o mesmo: em vez de ar, existe óleo hidráulico.

Câmbio automático consome mais combustível?

Sim! Consome justamente pelo fato de haver perda de energia pela ligação indireta entre transmissão e motor.

O automático possui um grupo de engrenagens planetárias e gira em uma rotação maior, por isso tende a usar mais de 15% de combustível em relação a outros carros. Se o motorista utilizar a função “sport”, a rotação aumentará e, com isso, o gasto também. Já no câmbio manual essa ligação é direta e se trocarmos as marchas em rotação baixa, o automóvel não gastará tanto.

Também é verdade que as novas tecnologias de gerenciamento eletrônico das mudanças de marchas reduziram significativamente essas perdas de energia. 

Ou seja, esse não precisa ser um fator determinante na hora de escolher um carro automático ou manual.

 

Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!

 

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.

Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

 

Últimos Conteúdos