Blog

Leia as dicas dos nossos especialistas para ajudar
na conservação do seu veículo.

Câmbio automático x câmbio automatizado: quais as diferenças?

nov 25, 2022 | Auto Peças, Carros

Existem diferenças entre câmbio automático e automatizado? Sim! Embora você não consiga vê-las, elas existem e resultam em algumas vantagens e desvantagens que vamos te mostrar hoje.

Confira!

Como é o funcionamento do câmbio automatizado?

O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes do câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. Sensores analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores, responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente.

Atuadores são um mecanismo que “aperta” a embreagem e movimenta a alavanca da marcha. 

As vantagens são custo de aquisição menor, menor consumo de combustível e manutenção mais simples, já que existem peças e mão de obra em grande quantidade no mercado. 

Como funciona o câmbio automático?

Ao contrário do câmbio automatizado, os componentes do sistema de transmissão são projetados especialmente para essa função.

No lugar das peças de uma transmissão tradicional, esse sistema conta com dispositivos hidráulicos e módulo eletrônico. Onde normalmente fica a embreagem, há um conversor de torque. A troca de marchas acontece de acordo com critérios do próprio sistema.

No câmbio automático, a troca de marcha é praticamente imperceptível. Além disso, o carro consegue ficar parado com uma leve pressão no freio.

Isso traz mais conforto e liberdade ao motorista. Em contrapartida, tanto o valor de compra quanto as manutenções que envolvem o câmbio automático são mais caros quando comparamos com o modelo automatizado.

Câmbio automático ou automatizado: qual é o melhor?

O desempenho do carro com câmbio automatizado de embreagem simples tende a ser menos preciso do que o com transmissão automática, e as trocas de marcha podem vir a dar “trancos”.

Por outro lado, o automatizado é mais barato e econômico e permite maior controle do motorista.

O câmbio automático, por sua vez, é mais caro e costuma demandar mais combustível, mas traz mais conforto ao motorista.

Ao escolher um carro, é importante considerar o quanto a pessoa deseja investir e qual o seu perfil de motorista. 

Quem procura maior dinamismo, sem deixar de lado o conforto, pode preferir o câmbio automatizado, que também é mais barato e econômico.

O câmbio automático, por sua vez, é indicado para quem busca mais conforto e segurança na hora de dirigir. Seu custo mais elevado, tanto na hora da aquisição quanto na manutenção, também deve ser considerado nessa escolha.

Ou seja, nenhum é melhor ou pior do que outro. Tudo depende das necessidades e do bolso de cada um.

Gostou das dicas? Nosso blog tem muitos temas de seu interesse! Não deixe de nos visitar!

Conte com a gente!

Precisando de peças ou serviços para seu veículo, conte com a gente!

Com 50 anos de experiência no mercado automobilístico, trabalhamos com vendas de peças para linhas de veículos leves e pesados.

Aqui, você vai encontrar uma equipe altamente especializada em serviços automobilísticos, além de peças e acessórios para todos os veículos – com o melhor preço e qualidade da região. Solicite um orçamento e venha visitar uma de nossas unidades!

Últimos Conteúdos